Confetam/CUT lança a campanha Julho das Pretas

Neste mês de julho, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lança a campanha Julho das Pretas: É hora de enegrecer o serviço público!

A campanha tem como foco principal trazer para o centro das discussões a comunidade preta, com ações de conscientização contra o racismo e inclusão no serviço público. Como parte da campanha, acontecerá no dia 11 de julho, a partir das 18h30, o lançamento virtual da campanha que será transmitida nas redes da Confetam/CUT.

Segundo a secretária de Combate ao Racismo da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, o mês não é só para comemorações. “É um mês de reafirmarmos a luta de combate ao racismo e pelo empoderamento da mulher preta na luta contra todas as formas de desigualdade. Quero também lembrar que 25 de julho é uma data simbólica em homenagem a Tereza de Benguela, e aqui no Ceará em homenagem a Preta Simoa, através de uma lei encaminhada pelo deputado estadual Renato Roseno”, ressaltou.

Julho das Pretas é o mês em que se coloca em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo, aos preconceitos e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos.

A escolha da data não é aleatória. É para celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-Americana e Caribenha, comemorados em 25 de julho.

Junte-se a nós nessa campanha e contribua para enegrecer o serviço público, fortalecendo a luta por igualdade e justiça racial. Juntas, podemos construir um futuro mais inclusivo e representativo para todas as mulheres negras.

Escrito por: Thiago Marinho, Confetam