Sintram-SJ participa do Encontro Regional da Juventude CUTista da Região Sul

Neste sábado, 24, e domingo, 25, dirigentes do Sintram-SJ participaram do Encontro Regional Sul da Juventude CUTista, que reuniu cerca de 30 jovens trabalhadores dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada na Escola Sindical Sul, em Florianópolis, e contou com representantes dos jovens trabalhadores rurais e urbanos.

A secretária geral do Sintram-SJ e também atual coordenadora do Coletivo de Juventude da CUT SC, Graziele Justino, e a diretora do Departamento dos Profissionais das áreas Civil e Saúde do Sintram-SJ, Maria de Fátima Bernadete, participaram da atividade.

O evento debateu e refletiu sobre dois eventos relevantes para a luta da central: os 40 anos da CUT e os congressos estaduais e nacional da Central, dando continuidade às atividades do projeto de Formação para a juventude, que é uma parceria entre a DGB (central sindical alemã) e a CUT.

Para refletir sobre as quatro décadas de história da CUT, o encontro trouxe para uma conversa o dirigente Francisco Alano, atual presidente da Federação dos Comerciários de Santa Catarina (FECESC) e que participou da CONCLAT de 1981, evento que marcou a fundação da central.

A atividade também contou com uma análise de conjuntura com a participação do economista e técnico do DIEESE, Maurício Mulinari, que trouxe um panorama sobre a situação da juventude trabalhadora no Brasil, e da Secretária Nacional de Juventude da CUT, Cristiana Paiva, que falou sobre os desafios e avanços da participação dos jovens na CUT.

Os participantes planejaram ações para desenvolver nos próximos meses com os Coletivos de Juventude das suas regiões, alavancar a participação dos jovens nos congressos estaduais e nacional, além de elencar as prioridades e propostas para incluir no texto base que norteará a ação da central nos próximos quatro anos.