Luta e mobilização dos servidores de São José garantem proposta que atende a categoria

Mais de 1.200 servidores participaram da Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sintram/SJ, na manhã desta terça-feira, 16, no Centro Multiuso de São José, para avaliar a resposta do Executivo em relação à pauta da data-base deste ano.  Por ampla maioria, os trabalhadores(as) decidiram aceitar a proposta apresentada pela administração.

A última assembleia aconteceu no dia 27 de abril. Desde lá, diversas reuniões foram realizadas com integrantes da direção do sindicato juntamente com as secretarias municipais. Nas negociações, o Sintram/SJ contou com o apoio do economista do Dieese, Maurício Mulinari, que ajudou a contrapor os argumentos da Prefeitura no que diz respeito às finanças do município.

Fazendo uma avaliação da proposta recebida pela Prefeitura, Jumeri destacou que as negociações resultaram num fato histórico para o sindicato, com muitos pontos de pauta atendidos sem a necessidade de um movimento grevista. Entretanto, a dirigente alerta que os trabalhadores devem compreender que a mobilização precisa ser permanente. “Precisamos ter clareza que essa conquista somente aconteceu por conta da luta de toda a categoria. Não foi o prefeito Orvino que deu!”, disse.

Para a direção do Sintram/SJ, o Executivo não fez nada além do que deveria ser uma atitude recorrente de todos os anos. Se o prefeito valorizasse os servidores anualmente, a greve do ano passado, por exemplo, não teria acontecido.

Durante as falas dos servidores na assembleia, a categoria expressou que não é necessário fazer greve todos os anos para avançar na Data-base, e entende que o movimento grevista deve ser feito apenas em último caso. No entanto, caso não haja valorização e ampliação dos direitos dos trabalhadores, principalmente em uma cidade tão rica como São José, a greve é, sim, um instrumento de luta importante.

A categoria seguirá de olhos abertos e vigilantes para garantir que os direitos conquistados sejam efetivamente cumpridos dentro dos prazos, e continuará mobilizada em defesa dos serviços públicos e dos servidores.

Acesse aqui o ofício com a resposta do Executivo na íntegra.