Os servidores da educação infantil e os moradores de São José sofrerão com mais uma medida da gestão Orvino: em 2023, o número de crianças por turma nas creches aumentará sem que sejam previstas as condições necessárias para este aumento. Em muitas unidades, as condições de trabalho já estão precarizadas, com um número insuficiente de profissionais e sem estrutura física adequada para a educação infantil.

Os servidores da educação, em especial da educação infantil, sabem da importância dessa etapa da vida escolar para toda a sociedade. É um direito das crianças terem um espaço que garanta seu desenvolvimento integral, bem como é um direito das famílias terem ambientes seguros para seus filhos. Ou seja, a medida vai na contramão do que espera a classe trabalhadora josefense, que precisa, sim, de mais CEI’s, em especial em bairros periféricos da cidade, mas com a garantia de um atendimento de qualidade.

Simplesmente aumentar o número de crianças por turma sem prever outros fatores precariza ainda mais o trabalho docente, já bastante desvalorizado. Ampliar o atendimento da educação infantil com responsabilidade pressupõe ampliar também a estrutura da rede municipal, prevendo o chamamento de mais professores dos concursos públicos, gerando empregos e garantindo uma educação de qualidade.

Este não é o único ataque da atual gestão contra a educação básica nesse fim de ano, em especial contra a Educação Infantil. Além de retirar da comunidade escolar a possibilidade de escolha de diretores por meio de eleição direta e democrática, a Secretaria Municipal de Educação também retirou o atendimento integral de muitas instituições, mantendo boa parte dos atendimentos apenas parcial. A categoria entende isso como um retrocesso, visto que o atendimento integral é uma necessidade das famílias trabalhadoras e um direito conquistado para as crianças.

Quais famílias do nosso município trabalham apenas meio período? Onde as crianças ficarão no turno em que não estiverem em nossas instituições?

O Sintram/SJ, juntamente com a categoria, continuará na luta por uma educação infantil que atenda às necessidades da classe trabalhadora e que, ao mesmo tempo, garanta um atendimento de qualidade às crianças, com formação continuada dos profissionais, valorização da carreira e condições de trabalho melhores para todes!

Nenhum direito a menos!
Por uma educação transformadora e emancipatória!