Feira de Economia Solidária de São José atrai público para a beira-mar

Ontem, na beira-mar, foi realizada a Feira de Economia Solidária de São José, com a venda de trabalhos artesanais, apresentações culturais e roda de conversa. O evento deste domingo foi organizado pelo Comitê Popular da Grande Florianópolis formado por diversas entidades do movimento sindical, como o Sintram/SJ, e movimentos sociais.

A programação contou com a apresentação do Teatro EsTePo, do grupo Madalenas, tendo como tema central da intervenção artística a atual carestia enfrentada pela população brasileira. Da mesma forma, o assunto também pautou a roda de conversa que aconteceu logo após.

O evento finalizou com o samba reggae do Bloco Vento Sul, que surgiu em São José e que ensaia todos os domingos no CEU do bairro Ipiranga.

As feiras de economia solidária tornaram-se uma alternativa para geração de trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local. Além disso, este tipo de evento estimula a integração social, cultural e econômica sustentável por meio de uma economia simples, caracterizada pela solidariedade e comercialização de produtos artesanais.

Por isso, é importante o apoio da sociedade em iniciativas como esta, que valorizam e incentivam o comércio local, a prestação de serviços, lazer e cultura, num ambiente de solidariedade. Produção cooperada, autogestão e consumo solidário fazem parte dos princípios da Feira Economia Solidária.

Veja fotos da Feira na galeria: