Servidores públicos municipais de São José entram em greve a partir de 31 de maio

A primeira reunião do Comando de Greve será nesta quinta-feira, 26, às 19h30, no sindicato

Na assembleia realizada pelo Sintram-SJ nesta quarta-feira, 25, cerca de 1.300 servidores públicos municipais de São José estiveram presentes. Foi decidido pela deflagração da greve a partir do dia 31 de maio após a apresentação da direção do sindicato da proposta que o Executivo Municipal enviou à entidade na terça-feira, 24, sobre a pauta de reivindicações da categoria.

Muitos servidores expressaram sua indignação com o chefe do Executivo. “É greve já, porque não dá mais pra comer”, desabafou uma servidora. “O maior exemplo que posso dar aos meus alunos é que eu vou à luta”, afirmou um professor. “É pela nossa valorização que estou na greve, não tenho mais condições dignas para trabalhar”, explicou a trabalhadora da saúde.

Reivindicações da categoria

Muitas reivindicações importantes dos servidores foram ignoradas pela gestão municipal ou não tiveram avanço. Justamente por este motivo é que a greve foi deflagrada. As principais razões para a greve são: as perdas salariais de 2020, o baixo valor do auxílio-alimentação, chamamento de concursados (o número de servidores que o prefeito se comprometeu a chamar é muito abaixo da necessidade do município e ainda há vagas abertas), carreira de pós-graduação para o magistério, aplicação do piso do magistério na carreira, implementação do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, conforme Emenda Constitucional, compromisso de implementar o piso da Enfermagem tão logo a lei for sancionada, cumprimento da Lei Nacional 191/2022 da Saúde e Segurança, compromisso de realização de eleições diretas para diretores(as) das unidades escolares este ano e o abono das faltas da Greve em Defesa da Vida de 2021.

Ao final da assembleia, a categoria aprovou ainda uma moção de repúdio à Junta Médica do município pelos diversos cortes de atestados dos servidores adoecidos e em apoio à servidora Nadir Schussler que, em caso de extrema condição de saúde e vulnerabilidade, relata que vem sofrendo assédio moral pela equipe da Junta Médica. Há anos, os servidores municipais lutam pelo Programa Saúde do Trabalhador e pelo concurso para a Junta Médica de São José.

Guarda Municipal impediu que a categoria entrasse na Prefeitura

Após a assembleia, os servidores realizaram uma carreata até a Prefeitura para que o Comando de Greve pudesse entregar ofício ao gabinete do prefeito informando sobre a decisão da categoria, mas foram impedidos pela Guarda Municipal antes que pudessem entrar na Prefeitura. Infelizmente, essa atitude apenas confirma a forma como a gestão municipal trata a categoria. Somente após muito diálogo, alguns servidores do Comando de Greve puderam entregar o ofício à Prefeitura.

O Sintram-SJ lamenta o ocorrido e vem a público manifestar que iniciará esta greve ao lado dos trabalhadores e não admitirá que a administração municipal desrespeite o funcionalismo público josefense como vem fazendo. Os servidores trabalharam durante toda a pandemia arriscando, inclusive, suas vidas. E é esse o tipo de valorização que recebem do prefeito? Por isso, o funcionalismo inicia a greve ainda este mês.

Além disso, todos os servidores sentem nos próprios bolsos a alta da inflação e o consequente aumento dos preços em tudo, da gasolina à alimentação. E o município economizou nos últimos 2 anos nas costas dos servidores que tiveram seus salários congelados. Argumentos não faltam para que a categoria vá para esta greve com uma postura firme e mostre para a sociedade a força e a união dos trabalhadores municipais de São José em defesa dos serviços públicos. Sem servidor público valorizado não há serviço público de qualidade!

Servidores e servidoras, agora, mais do que nunca, É HORA DE LUTAR PARA CONQUISTAR!

Para ter acesso à proposta da Prefeitura na íntegra, que foi rejeitada pela categoria, clique AQUI.

#SintramSJ #GreveGeral #DataBase2022 #AssembleiaGeral

Confira imagens na galeria:

1 Comentário

1. Foi um desrespeito com todos trabalhadores de são josé, sc.desvalorização do excelente tratado desempenhado por estes servidores de são josé.