Movimento em Defesa do USJ realiza panfletagem contra o fechamento da instituição

No início da tarde desta terça-feira, 15, o Movimento em Defesa do USJ realizou panfletagem na Escola Jovem de São José (CEMAJOBA), Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada e Escola de Educação Básica Wanderley Junior. O objetivo da atividade foi promover a conscientização da comunidade escolar sobre o fechamento do Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Principal instrumento de acesso ao ensino superior da população mais vulnerabilizada do município de São José, o USJ foi alvo do desmonte da educação pública promovido pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD). A decisão do fechamento do Centro foi tomada em agosto do ano passado e, desde lá, as mobilizações não param. A presidente do Sintram-SJ, Jumeri Zanetti, lamenta a atitude do prefeito, pois considera a educação uma das principais ferramentas de combate às desigualdades.

“É lamentável que o USJ seja fechado! Precisamos nos questionar sobre quais são os interesses por trás deste ataque ao ensino público, gratuito e de qualidade promovido pela administração municipal. Não são apenas os funcionários e os estudantes que perdem com tal medida, mas toda a população josefense,” desabafou a dirigente.

O Sintram-SJ reafirma sua posição contrária a qualquer tipo de desmonte da educação pública e não irá sossegar enquanto as atividades não forem retomadas no USJ. Por isso, a entidade convoca todos os estudantes e professores do ensino médio do município, assim como toda comunidade josefense, para participarem do ato, que será realizado nesta quinta-feira, 17, às 16h, em frente à Prefeitura Municipal de São José.

#SalvemUSJ

Confira imagens da panfletagem na galeria: