Movimento em Defesa do USJ promove ato para cobrar reabertura da universidade

Desde o anúncio do fechamento da instituição, Sintram/SJ articula ações com estudantes, professores, movimentos sociais e sindical a fim de de reverter a decisão

Na tarde desta quinta-feira, 17, o Sintram/SJ, em conjunto com diversas outras entidades e movimentos sociais, realizou um ato em frente à Prefeitura para protestar contra o fechamento do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e pela readmissão dos professores e técnicos demitidos.

Desde que o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) anunciou a decisão de fechar o USJ, em agosto do ano passado, o Sintram/SJ vem articulando ações com estudantes, professores, partidos políticos e movimentos sociais e sindical, com o intuito de reverter a decisão da administração municipal.

Para a comunidade josefense, principalmente a mais vulnerável, o USJ representa muito mais do que apenas uma instituição de ensino, mas a única oportunidade de acesso ao ensino superior em uma universidade pública, ou seja, gratuita. A instituição tinha cerca de 900 alunos. Ou seja, são quase mil jovens que não terão mais como seguir seus sonhos de ter uma graduação. Caso permaneça fechado, não serão apenas os estudantes que serão prejudicados, mas também os professores que perderam seus empregos.

Participaram diversos dirigentes sindicais cutistas, além de partidos políticos, estudantes e professores. Ao fim da mobilização, o sindicato protocolou, no gabinete do prefeito, a mesma moção de apoio à USJ que foi entregue aos parlamentares na quarta-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Confira imagens do ato na galeria: