Dia de Luta em defesa do Centro Universitário Municipal de São José

Ações organizadas pelo Sintram/SJ foram realizadas em diferentes pontos do município e contou com o apoio de outras entidades sindicais

Diversas ações realizadas pelo Sintram/SJ, nesta terça-feira (8), marcaram o Dia de Luta em defesa do Centro Universitário Municipal de São José (USJ)

As primeiras atividades foram realizadas no comecinho da manhã, junto à passarela de travessia da via Expressa, próximo ao bairro Campinas, em São José. Uma grande faixa foi estendida exibindo a seguinte frase: PREFEITO ORVINO QUER FECHAR A UNIVERSIDADE MUNICIPAL USJ.

Já no começo da tarde, representantes de diversas entidades sindicais estiveram presentes na sede da prefeitura de São José. Após pressão dos dirigentes, uma comitiva foi recebida pelo procurador do Município, Rodrigo Machado, e pelo secretário adjunto da Casa Civil, Junior Spies. O prefeito Orvino Coelho de Ávila não estava presente na prefeitura, porém, em contato por telefone, assumiu o compromisso de receber os representantes das entidades na tarde desta terça-feira. A audiência deverá ocorrer entre esta quinta e sexta-feira (10 ou 11 de fevereiro).

No começo da noite, com o apoio do Sintram/SJ, foi a vez dos estudantes darem o recado no ato convocado pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes do USJ), integrando as ações do Dia de Luta. Muitos acadêmicos não estão conseguindo bancar os custos de uma universidade privada, pois, para além daquilo que a prefeitura deveria bancar, existem outras despesas. Além disso, vários deles relataram que correm o risco de perder seus estágios por ainda não estarem matriculados em nenhuma instituição de ensino superior.

São inúmeras as consequências que serão causadas pela atitude do prefeito Orvino Coelho de Ávila de fechar o Centro Universitário Municipal de São José, como já apontado pelo Sintram/SJ e por outras entidades. Toda a comunidade da grande Florianópolis será prejudicada. Neste momento, professores estão sendo demitidos e alunos transferidos para universidades particulares.

Exigimos do prefeito Orvino que suspenda as demissões, reintegre os trabalhadores e abra vestibular para este semestre!

Todos em defesa do ensino público municipal gratuito e de qualidade!

#SalvemUSJ

#SintramSJ