Servidores(as) dizem NÃO às mudanças no regime de previdência em São José

Categoria foi unânime em afirmar que não aceita mais alterações nas regras do regime de previdência

O Sintram/SJ realizou, na última quarta-feira (24), Assembleia Geral dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal, com a finalidade de discutir e avaliar o projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores, de autoria do Executivo, e que altera as regras de aposentadoria dos servidores.

A data e o local da realização da assembleia foram emblemáticos. Há 33 anos, no Centro Histórico, em frente à Câmara de Vereadores, era fundado o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José – Sintram/SJ.

Projeto muda as regras da previdência

Após o debate, a categoria foi unânime em se posicionar contrária ao projeto que trata das mudanças na aposentadoria dos trabalhadores(as), pois penaliza sobremaneira os servidores(as) do município. Ao longo das últimas semanas, a direção do sindicato visitou os locais de trabalho para dialogar com a base sobre a proposta da administração.

Na assembleia, a categoria deliberou por solicitar a realização de uma auditoria das contas da São José Previdência. Além disso, os servidores exigem que a autarquia informe regularmente sobre a situação do fundo de previdência, considerando que os trabalhadores(as) são os principais interessados sobre estas informações.

Os trabalhadores(as) também cobram do Executivo a realização de concurso público para a efetivação de novos servidores, que passarão a contribuir para o regime previdenciário, auxiliando na manutenção do fundo.

Acordo descumprido

Durante as negociações da Data-Base deste ano, o Executivo reduziu pela metade o número de assembleias com abono do ponto. Ainda assim, esta seria apenas a segunda assembleia deste ano.

Os servidores ficaram surpresos e indignados com o fato de o Prefeito não cumprir, para a assembleia desta quarta-feira, o acordo firmado com a categoria em relação à liberação do ponto.

No caso específico desta quarta-feira (24), a realização da assembleia seguiu todos os trâmites legais necessários, e tratou de tema de extrema importância para a categoria. Neste sentido, o Sintram/SJ reitera o pedido de cumprimento do acordo, com abono do ponto daqueles que estiveram presentes no dia de ontem.