MOÇÃO DE REPÚDIO AO VEREADOR ALEXANDRE CIDADE

Os servidores e servidoras  municipais de São José, reunidos em assembleia no dia 24 de novembro, deliberaram pela publicação desta moção de repúdio ao vereador Alexandre Cidade (MDB), diante do seu comportamento machista, misógino e desrespeitoso com a categoria enquanto usava o espaço de fala aberto pelos trabalhadores durante a assembleia.

A primeira atitude desrespeitosa e negacionista do vereador foi aproximar-se dos trabalhadores(as) sem o uso da máscara, enquanto todos seguiam as medidas de segurança sanitária. Ainda enfrentamos um período de pandemia, e o uso de máscara é uma das principais medidas de prevenção ao contágio de Covid-19.

O vereador usou o espaço de fala para defender o projeto que prevê alterações na Previdência dos servidores municipais, pauta da assembleia. O tema já havia sido rechaçado pelos trabalhadores momentos antes. Além disso, insinuou que o sindicato tentava enganar a categoria, e que não tinha propriedade para afirmar que as mudanças no regime de previdência seriam prejudiciais aos trabalhadores.

Inconformado com a repulsa dos presentes em relação à sua fala, o vereador Alexandre Cidade agrediu verbalmente uma das servidoras, chamando-a de “doida”, em razão de que ela fazia frente aos demais pedindo que dessem as costas ao vereador enquanto ele falava. Uma clara tentativa de menosprezar uma mulher frente aos seus pares.

A atitude representa um total desrespeito não só com a trabalhadora em questão, mas com toda a categoria, que foi ofendida de várias formas com o discurso preconceituoso e antidemocrático do vereador.

O episódio ocorreu às vésperas do Dia Internacional da Não-Violência contra Mulheres e de forma emblemática reforça a importância de combater essa prática, que inclusive é enquadrada como crime. O sindicato, por meio de sua assessoria jurídica, está prestando todo o apoio à servidora agredida.

O Sintram/SJ lamenta que um representante do povo seja protagonista de ato tão retrógrado, e reforça, mais uma vez, seu repúdio às atitudes do vereador e solicita a devida retratação.