Centro Universitário Municipal de São José: a luta continua

A mobilização contra o fechamento do Centro Universitário Municipal de São José permanece. O Sintram/SJ, juntamente com os profissionais, alunos e todos os demais envolvidos com a instituição, mantém o pedido para que o governo municipal reconsidere a decisão de solicitar o descredenciamento do USJ. Ou seja, está nas mãos do prefeito Orvino Coelho de Ávila impedir o encerramento das atividades da universidade.

O USJ é uma instituição pública e gratuita, que atua há 16 anos no município de São José. Presta um serviço de extrema importância no ensino de graduação, pós-graduação e desenvolvimento de vários programas de extensão universitária, que atendem toda a comunidade josefense.

Encerrar as atividades do Centro Universitário Municipal de São José significa extinguir o principal instrumento de acesso ao ensino superior da população mais vulnerabilizada do município. Além disso, todos(as) os(as) professores(as) serão demitidos, impondo o desemprego a estes profissionais que tanto se dedicam à formação de cidadãos josefenses.

Atualmente, o USJ  possui cerca de mil estudantes matriculados e já formou mais de 1.400 profissionais, entre professores, administradores, contadores e tecnólogos. Aproximadamente 70% destes estudantes são oriundos de escolas públicas de São José.

Apesar de se tratar de uma decisão política, que vem acompanhada de uma conjuntura nacional de desvalorização da ciência e desmonte das universidades públicas, o pedido de descredenciamento do USJ, e consequentemente o encerramento das atividades, tem também implicações legais, pois representa uma violação ao princípio constitucional de vedação ao retrocesso social. Direitos fundamentais que já foram implementados na sociedade não podem ser suprimidos.

Outro ponto importante é a questão orçamentária. Os valores destinados para a manutenção do Centro Universitário Municipal de São José representam apenas 0,7% do orçamento do município. Os recursos para a Educação devem ser considerados investimentos, e não gastos. Por isso, é preciso ampliar os recursos, e não reduzi-los.

Comunidade josefense, professores, estudantes, vereadores, entidades da sociedade civil organizada, sindicatos e movimentos sociais: defendam o USJ para que a instituição possa continuar prestando seus serviços de grande relevância para o desenvolvimento do município de São José e de toda a região.