Ato contra o fechamento da Universidade Municipal de São José mobiliza comunidade escolar

O Sintram/SJ esteve presente no ato em defesa da Universidade Municipal de São José, realizado na noite da última quinta-feira (9). Professores e demais profissionais da instituição, estudantes e comunidade em geral também participaram da manifestação.

A concentração ocorreu em frente à sede do USJ, no bairro Kobrasol. Exibindo cartazes com frases em defesa da Universidade, os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas centrais do bairro, passando pela avenida Lédio João Martins, avenida presidente Kennedy e rua Adhemar da Silva.

A Comissão em Defesa da Universidade Municipal de São José, da qual o Sintram/SJ também faz parte, conquistou a realização de uma audiência pública, no dia 28 de setembro, na Assembleia Legislativa (Alesc), para tratar do possível fechamento da instituição.

O anúncio do encerramento das atividades do USJ foi feito no dia 16 de agosto, pela administração municipal de São José. Desde então, diversos movimentos já foram realizados para reverter a decisão, que representa a demissão de 65 profissionais da Educação, além de deixar desassistidos cerca de mil alunos, sendo 70% deles oriundos de escolas públicas do município.