Trabalhadores e trabalhadoras municipais de São José seguem em defesa da Vida

Os servidores municipais de São José deliberaram em assembleia, realizada na sexta-feira (5), por manter a greve iniciada no dia 1°, e que tem como principal pauta a luta em defesa da vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

A categoria mantém as atividades paralisadas com o objetivo de barrar a decisão do prefeito Orvino de Avila, de retomar as atividades presenciais nas escolas do município num dos momentos mais críticos da pandemia. A volta às aulas terá reflexos diretos não somente na área da Educação, mas também na Saúde, Assistência Social e outros setores da administração.

Para encerrar a greve, os trabalhadores exigem o cumprimento de uma pauta mínima de reivindicações,  incluindo a manutenção do ensino remoto nesse momento; um cronograma concreto de vacinação contemplando todos os servidores municipais; e a negociação das demandas dos trabalhadores cujas atividades não podem ser realizadas remotamente, a fim de garantir condições de trabalho seguras.

Na assembleia, a direção do Sintram/Sj também informou a categoria sobre a contestação protocolada junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contra a liminar que trata da ilegalidade da greve.

Nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira, dia 9, às 15h.

Audiência no MPSC

Na quinta-feira (4) à tarde ocorreu uma audiência junto ao Ministério Público, com a presença de outras entidades sindicais da Grande Florianópolis. Além do Sintram/SJ (São José), estiveram presentes representantes do Sintrasem (Florianópolis); Sitrampa (Palhoça); Sintramubi (Biguaçu) e Sinte Regional São José.

O objetivo da audiência foi discutir o retorno às aulas presenciais e apresentar os motivos que estão levando os profissionais da Educação a paralisar as atividades. Os trabalhadores não irão aceitar o retorno às salas de aula enquanto não houver condições sanitárias seguras e o controle da pandemia, com garantia de EPIs, estrutura física adequada, testagem, rastreamento e vacina de acesso público e universal para todos.

A promotora de Justiça em exercício na 4ª Promotoria de Justiça de São José, Letícia Baumgarten Filomeno, que conduziu a audiência, solicitou ao Sintram/SJ e ao Sinte Regional São José que apresentem documentação comprovando a falta de condições da rede municipal e estadual de ensino de São José para a retomada das aulas presenciais nesse momento.

Ato em Defesa da Vida

Mais cedo, durante a manhã da sexta-feira (5), representantes de sindicatos da Grande Florianópolis realizaram um ato Em defesa da Vida em frente ao Centro Administrativo do governo do Estado.

Vestidos de preto em sinal de luto e exibindo cartazes, os manifestantes deixaram uma mensagem ao governador Carlos Moisés sobre o perigo que significa a volta dos professores e alunos às salas de aula nesse momento, considerado o mais crítico da pandemia de Covid-19.