Eleições 2020: O futuro do município também é responsabilidade nossa!

Em breve os josefenses voltarão às urnas para eleger um novo prefeito de São José e uma nova Câmara de Vereadores. Esta pandemia que estamos vivendo, traz mais uma responsabilidade aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal em relação ao voto que será depositado na urna. Estará em jogo a defesa da democracia, do estado de direito e dos serviços públicos, o que por fim significa a defesa dos próprios servidores(as).

Analise cuidadosamente como as propostas de cada candidato vão impactar a sua vida e as políticas públicas nas quais você atua e usufrui como morador da cidade. Além disso, analise o histórico de ações de cada um desses candidatos. Você, enquanto servidor e servidora, será afetado(a) diretamente pelas medidas de um governo que atue contra a classe trabalhadora.

Avalie qual é o passado de quem está se propondo a ocupar um cargo eletivo. Se inexistir qualquer registro de luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadores, dificilmente isso mudará depois,  caso o candidato seja eleito. O momento não permite apostas erradas, pois as consequências certamente serão maiores e ainda mais nocivas daqui pra frente. Por outro lado, quem luta pela conquista e garantia de direitos, terá a oportunidade de fazer a defesa da pauta dos trabalhadores no Executivo e Legislativo.

Considere avaliar alguns pontos:

1 – Seu candidato luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos? Se você considera que os recursos para saúde, assistência social, educação e segurança já são precários, imagine como será com o congelamento dos investimentos pelas próximas duas décadas. A crise sanitária que estamos enfrentando deixou ainda mais evidente a necessidade de ampliar, e não reduzir, os investimentos no setor, dando condições para uma maior qualidade dos serviços, além de reforçar a segurança no atendimento.

2 – Seu candidato está em defesa da educação gratuita, inclusiva, com equidade e qualidade? Está em defesa do desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS)? E o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)? Seu candidato respeita os Direitos Humanos e atua para combater todas as formas de opressão?

3 – Seu candidato defende os seus direitos trabalhistas? Hora-atividade, licença maternidade, décimo terceiro, insalubridade, estabilidade, licença prêmio, terço de férias e outros tantos direitos adquiridos com muita luta? Ou seu candidato foi favorável a LC 173/2020, que congelou os salários dos servidores até dezembro de 2021? Seu candidato é contra a Reforma Administrativa que vai tirar ainda mais direitos dos servidores municipais nos próximos anos?

4 – Seu candidato é contra o aumento da alíquota de contribuição para a Previdência que afetará diretamente o seu salário? Como e quando você irá se aposentar? Ou, será que vai ter a oportunidade de se aposentar?

5 – Seu candidato está em defesa dos serviços públicos, combatendo a precarização e a terceirização? Ou seu candidato defende a instalação de Organizações Sociais (O.S.) e a redução dos serviços prestados à população? Seu candidato é contra as privatizações?

Preste atenção nos discursos antes e durante o período de eleição.

Qual histórico o candidato apresenta? Quais projetos já desenvolveu pelo município?

Neste dia 15 de novembro, você, servidor público, também será responsável pelo que acontecer nos próximos anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*