Emoções e memórias! Sintram/SJ realiza atividade para comemorar 35 anos de fundação

Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José comemorou 35 anos de fundação. Para marcar a data, um evento foi realizado na sede do sindicato, reunindo lideranças do movimento sindical, social, ex-dirigentes da entidade e atuais membros da direção.

Logo após a conquista da criação da Constituição Federal, vários trabalhadores, já organizados em coletivos, grupos e associações, criaram oficialmente suas entidades representativas de organização e luta da classe trabalhadora. Assim nasceu o Sintram São José, em 24 de novembro de 1988, cuja carta de fundação traz a seguinte mensagem:

“Todo ser humano tem o direito de sonhar: e toda conquista dessa espécie é fruto daquilo que um dia foi sonho. Pensando no bem estar comum de uma categoria, várias pessoas tiveram o mesmo objetivo. Foi um grupo pequeno, porém de muita coragem, que me tornaram em algo legal e real.
Meu ideal não é ir contra a instituição na qual esses indivíduos atuam, muito pelo contrário. Sou sempre favorável desde que os direitos sejam preservados. Meu lema é preservar e clamar por justiça. E foi de tanto ver triunfar as injustiças que se encorajaram para me concretizar.
O primeiro encontro com a finalidade de me criar contou com três pessoas que, a partir daí, buscaram insaciavelmente colocar-me em prática. Nas reuniões decorrentes, o número cresceu surpreendentemente e as pessoas colocaram-se à disposição de lutar sem medirem esforços.
Oposição e críticas fizeram presença nesse período, porém, a grande recompensa veio em  breve. No dia 24 de novembro de 1988, data do meu nascimento legal, mediante assembleia geral, com a presença de aproximadamente 150 pessoas. Estou sinceramente satisfeito e posso garantir que valeu a pena ficar adormecido por vários anos na cabeça de alguns, porque houve um amadurecimento dos indivíduos que me compuseram.
Espero que todos os artigos e parágrafos do meu Estatuto sejam respeitados e seu objetivo preservado. Assim sendo, tenho a certeza de poder contribuir muito para o bem estar dos meus afiliados. E a todos que atrair minha simpatia e confiança, deixo a seguinte mensagem: usem-me e façam jus por mim! Pois fui feito para servir e não para ser servido, tampouco para ficar flutuando em sonhos utópicos.”

A Carta foi lida durante o cerimonial do evento. Em seguida, foi dada a oportunidade àqueles que desejassem deixar uma mensagem ao sindicato. Inúmeras lideranças destacaram o respeito conquistado pelo Sintram/SJ ao longo desses 35 anos, construído e reconhecido a partir da luta em defesa dos trabalhadores(as), o que resulta em conquistas importantes não só para os servidores municipais, mas para toda a população de São José.

A noite de comemorações foi encerrada com uma confraternização, oportunidade para celebrar, compartilhar e relembrar momentos históricos da trajetória de atuação do Sintram/SJ!

#Sintram35anos
#ServiçoPúblico