20 de novembro, Dia da Consciência Negra!

Uma data de extrema importância que busca não apenas celebrar a cultura afro-brasileira, mas também promover reflexões sobre a história e a realidade da população negra no Brasil. Este dia marca ainda a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra contra a escravidão. A celebração desta data visa destacar a significativa contribuição dos negros para a construção da identidade brasileira, além de enfatizar a necessidade de combater o racismo estrutural que persiste na sociedade.

É uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a herança histórica da escravidão e os desafios enfrentados pelos negros em diversas esferas, como acesso à educação, mercado de trabalho e representatividade. Ao reconhecer o Dia da Consciência Negra, promovemos a conscientização sobre a importância da igualdade racial e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual a diversidade seja valorizada e respeitada.

Por isso, neste dia 20 de novembro, o Sintram/SJ relembra a todes a importância dos movimentos contra a discriminação racial, a luta contra o racismo institucional, o extermínio da população preta e o racismo religioso contra as religiões de matriz africana. Reafirmamos nosso compromisso na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a opressão contra qualquer ser humano não seja parte de nossas estruturas.