Sintram/SJ realiza etapa final do curso de formação sobre Estatutos e Planos de Carreira

O Sintram/SJ realizou na noite desta terça-feira, dia 19, o último módulo do Curso de Formação de Base. Foram cinco etapas, divididas por categorias, para debater os Estatutos e os respectivos Planos de Carreira de cada setor. Neste último encontro, realizado na terça, o debate foi acerca do Estatuto Geral dos Servidores. O objetivo do curso foi proporcionar aos trabalhadores(as) uma forma de conhecer melhor seus direitos, abrindo espaço também para debater sobre as demandas de cada área.

Veja aqui mais detalhes sobre os pontos abordados em cada etapa

A atividade foi extremamente positiva e os objetivos foram alcançados, cumprindo ainda com uma das propostas apresentadas pela atual gestão do sindicato, cuja chapa foi eleita para o mandato 2022 – 2025. Um número expressivo de servidores participou da formação, demonstrando que os trabalhadores estão, sim, interessados em saber mais sobre seus direitos. Além disso, foi também um momento para apontar o que ainda precisa avançar.

Na abertura do encontro desta terça-feira, que foi realizado no Cati, o diretor de Política Sindical e Imprensa, Lucas Kamers, destacou que os planos de carreira, as leis e os estatutos existentes, não surgiram como um “presente” das gestões. Pelo contrário, foram conquistados com muita luta. “Precisamos avançar não só para que tenhamos melhores condições de trabalho nesse momento, mas também pensando nos servidores que virão. Nesse contexto de ataque intenso ao serviço público, é fundamental nos mantermos permanentemente vigilantes e avançando nas nossas lutas”.

Graziele Justino, Secretária Geral do Sintram/SJ, ressaltou a necessidade da categoria se perceber enquanto classe trabalhadora. A dirigente foi a responsável pela organização da formação e pela confecção das cartilhas distribuídas aos participantes. “Foi um momento que possibilitou agregar muito conhecimento. Foi uma construção conjunta, coletiva, com a participação ativa de quem esteve presente nesta formação”.

Uma cartilha digital será produzida pelo sindicato contendo todos os conteúdos abordados ao longo de todas as etapas da formação, com explicações numa linguagem mais acessível sobre pontos que mais geram dúvidas aos servidores(as). O Sintram/SJ está comprometido com a formação de base e mais ações como esta estão sendo planejadas pela direção. Fique atento e acompanhe as informações nas redes sociais e site do sindicato!