Fique atento! dia 1º de outubro tem eleição dos novos titulares do Conselho Tutelar de São José

No dia 1º de outubro de 2023, no horário de 09h às 17h, ocorrerá em São José a eleição de dez novos titulares do Conselho Tutelar do Município. O mandato será de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.

Serão disponibilizados dois locais de votação: Um deles no Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado (Colégio Forquilhão), localizado na rua Pedro Paulo de Abreu, 750, no bairro Forquilhinhas. O outro ponto de coleta de votos é a Escola Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão), localizada na rua Otto Júlio Malina, s/n, bairro Ipiranga.

Para votar, o eleitor deverá apresentar à Mesa Receptora de Votos, a carteira de identidade, ou outro documento equivalente a esta, com foto. No local de votação deverá estar afixada a lista dos candidatos habilitados, com seus respectivos números. A eleição será fiscalizada pelo Ministério Público e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Conselho Tutelar é um órgão fundamental para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. São os conselheiros tutelares que realizam o trabalho com todas as instâncias, desde família até órgãos públicos, fazendo as intervenções necessárias em casos de suspeita de violação de direitos. Casos que podem ir desde a dificuldade de acesso à creche, atendimento em saúde e demais políticas públicas, até casos de violência física, sexual e psicológica.

Por isso, é importante que os conselheiros sejam profissionais capacitados e tenham o compromisso com o que prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Procure conhecer os candidatos e candidatas e vote com consciência, a fim de garantir um Conselho Tutelar comprometido com a defesa das crianças e adolescentes.

Para mais informações, entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José (CMDCA): Rua Coronel Américo, n° 25 – Barreiros. Telefone 3249-3668 ou 3288-5776. E-mail:cmdca.sj.sc@gmail.com.