Sintram/SJ presente no ato contra o pacote de medidas anunciado pelo governador Jorginho Mello

Imagens da participação de representantes do Sintram/SJ no ato realizado no dia 12, terça-feira, contra o pacote de medidas anunciado pelo governador Jorginho Mello no último dia 6 de setembro. Um dos pontos anunciados por Jorginho foi o  aumento escalonado da faixa de isenção do desconto previdenciário de 14% dos(as) servidores(as) estaduais aposentados(as) até 2026. O ato foi chamado pelo Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público.

De acordo com o Dieese, no balanço do primeiro semestre de 2023, o governo de Santa Catarina arrecadou R$ 2,56 bilhões a mais do que esperava. Só essa “sobra de caixa” cobriria os R$ 1,9 bilhão que Jorginho anunciou como sendo o custo para aumentar a faixa de isenção nos próximos três anos.

Outro ponto é que a promessa de substituição dos 32 mil temporários da rede estadual de educação por 10 mil efetivos foi anunciada para o ano que vem, porém, o quantitativo continua sendo insuficiente para cobrir o chamado “déficit” do IprevSC, causado pelos governos em razão da não realização de concurso público. Além disso, outras categorias com muitos temporários como, por exemplo, os agentes penitenciários, não foram contemplados com a promessa de concurso.

Ao longo da manifestação de terça, os trabalhadores da Educação estadual uniram-se aos demais em frente à Alesc. A categoria estava em assembleia desde às 14h e, posteriormente, integraram o ato, levantando também a bandeira da valorização do magistério catarinense.