O combate à dengue passa pelas questões de melhoria no serviço público

Há anos, trabalhadoras e trabalhadores da saúde de São José vêm pedindo socorro no que diz respeito às condições de trabalho, realização e chamamento de concurso público, além da valorização aos profissionais da área.

Depois de enfrentar uma das maiores crises sanitárias mundiais, ocasionada pela pandemia de Covid-19, em que estes trabalhadores foram convocados a trabalhar, tendo férias e licenças cortadas, expostos à situações de risco diversas, como o contágio próprio e de seus familiares, enfrentando momentos em que a Prefeitura foi negligente quanto à distribuição de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs; hoje esta categoria se vê, novamente, em um momento de emergência ocasionada, dessa vez, pela dengue.

Profissionais da saúde vêm relatando, entre as principais dificuldades de trabalho, o acesso à repelentes, item de segurança essencial neste momento; além do fim das reuniões de equipes e de unidades de saúde, fundamentais para se avaliar os índices e planejar as formas de enfrentamento ao mosquito e suas consequências; a não garantia de crachá de identificação e uniformes para todos os trabalhadores, dificultando o acesso às residências e comunidade em geral; e o recorrente problema de sobrecarga de trabalho devido ao número limitado de servidores efetivos, ressaltando que o chamamento de profissionais via processo seletivo não supre as necessidades da categoria e da população, uma vez que o trabalho no serviço público, em especial no combate à uma epidemia desta proporção, exige o conhecimento do território, das ferramentas e estratégias de atuação que há tempos este sindicato vem sinalizando.

Outra medida arbitrária e descabida desta gestão foi suspender, com poucos dias de antecedência, um ponto facultativo para servidores da saúde, como se um dia realmente fosse resolver os casos de dengue no município. Faz-se de desentendida uma gestão que vem há anos ignorando os apelos por valorização, condições de trabalho e chamamento de concurso público. Apelos estes que visam, justamente, evitar que a população josefense e  da região passem por situações de saúde como a atual.

Estamos entrando em mais um período de data-base e convocamos servidores e população a lutar pelas melhorias necessárias para o serviço público municipal de São José!