Denúncia: prefeitura expõe servidores à situação degradante de trabalho

Dirigentes do Sintram/SJ estiveram nesta quinta-feira, dia 9, no bairro Forquilhas, em São José, para averiguar uma denúncia recebida pelo sindicato sobre as condições degradantes enfrentadas pelos trabalhadores vinculados à Secretaria de Infraestrutura, no local de descarte de materiais recicláveis, próximo à nova estação de tratamento de esgoto do município.

Foi possível comprovar a falta de dignidade a que os trabalhadores estão sendo submetidos. Não há banheiros – nem mesmo banheiros químicos -, não há fornecimento de água potável, não existe qualquer tipo de estrutura para fazer refeições, nem mesmo onde lavar as mãos ou qualquer tipo de higiene corporal, nem acomodação para descanso durante os intervalos. A comida levada pelos trabalhadores é aquecida em fogareiros improvisados com latas de refrigerante cortadas ao meio e abastecidas com álcool.

No local, existe uma guarita improvisada e em péssimo estado de conservação, restos da estrutura de um ponto de ônibus e algumas cadeiras quebradas. Todos estes materiais foram retirados do lixo pelos trabalhadores.

Além dos servidores efetivos que atuam naquele local, trabalhadores de empresas que prestam serviços à prefeitura também sofrem com a falta de estrutura. É inadmissível que a Administração Municipal de São José não garanta condições de trabalho, saúde e bem estar aos profissionais que desenvolvem suas atividades naquele local, independentemente se efetivos ou não.

A assessoria jurídica do Sintram/SJ elaborou ofício relatando a situação verificada. O documento foi entregue pela diretoria do sindicato em mãos ao secretário municipal de Infraestrutura, Nardi Arruda, que se comprometeu em resolver a situação dos banheiros e da água ainda na segunda-feira, dia 13. Segundo o secretário, também serão providenciadas as mudanças necessárias para garantir um espaço adequado para descanso e refeições.

Uma denúncia também será enviada ao Ministério Público do Trabalho. Na próxima semana o ofício também será encaminhado ao prefeito e ao procurador, bem como à Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município.