Trabalhadores(as) da Saúde em luta pela implementação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem

Trabalhadores (as) da saúde de diversos municípios da Grande Florianópolis participaram da Assembleia Geral Unificada, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 21, na Praça Tancredo Neves, na capital.

A categoria luta contra a decisão tomada pelo STF no último dia 15, que manteve suspensa a Lei que fixa os pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A suspensão deve-se à falta de clareza do governo federal quanto à procedência do orçamento que será direcionado para a garantia de pagamento do Piso.

Entretanto, o impacto orçamentário do Piso da Enfermagem foi exaustivamente debatido durante a tramitação do projeto no Congresso Nacional, e sua viabilidade econômica foi comprovada pelo relatório do grupo de trabalho especial que analisou a matéria.

Confira no vídeo a participação da presidenta do Sintram/SJ, Jumeri Zanetti:

A assembleia decidiu pela continuidade das mobilizações em defesa piso da categoria, seguindo o calendário do Fórum Nacional da Enfermagem, composto por um conjunto de entidades que representam os profissionais do setor a nível nacional.

Outro ponto discutido na assembleia unificada foi a aplicação do piso nas carreiras dos servidores públicos. Também como encaminhamento, ficou definido que haverá um movimento de cobrança aos deputados e vereadores para que pressionem pela garantia da lei. Uma carta aberta à sociedade, como manifesto da categoria, será construída em conjunto entre as entidades.

Além disso, foi reforçada a necessidade de divulgação do abaixo-assinado contra assédios e demissões, criado por entidades representativas dos trabalhadores da saúde da Grande Florianópolis. O documento expõe o repúdio ao que está sendo praticado por algumas empresas contra empregados que se manifestaram em favor do Piso Nacional da Enfermagem. Acesse aqui e assine o abaixo-assinado.

Logo após a assembleia foi realizado um ato em frente aos hospitais Baía Sul e Caridade para demonstrar o descontentamento dos profissionais e protestar contra a demissão de um trabalhador que estava na luta pela implementação do Piso.

O ato desta quarta-feira foi construído pelo Sintram/SJ (São José), CUT (Central Única das Trabalhadores), Fetram-SC/CUT, Confetam, Sintrasem (Florianópolis), Coren-SC, SindSaúde/SC, Intersindical (Central da Classe Trabalhadora), Sitrampa (Palhoça), Sintramubi (Biguaçú), Sintramaro (Santo Amaro do Imperatriz), Sintufsc, e Fetessesc.

Não há mais porque adiar, a luta da categoria é justa, o Piso Nacional da Enfermagem é lei e deve ser implementado!