ASSEMBLEIA DELIBERA MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA AS DEMISSÕES DE PROFISSIONAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

Em assembleia realizada no dia 22 de fevereiro de 2022, os servidores(as) municipais deliberaram pelo encaminhamento desta moção de repúdio referente às demissões dos profissionais que atuam no Centro Universitário Municipal  de São José (USJ), requerendo a imediata reintegração destes trabalhadores(as).

As demissões são resultado do fechamento do Centro Universitário, e a categoria reforçou veementemente sua posição contrária à tal medida adotada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila. É inadmissível a decisão de fechar uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade, com ótimos conceitos ao longo de sua história junto ao Ministério da Educação e Cultura, e que reserva 70% (setenta por cento) de suas vagas para alunas e alunos advindos de escolas públicas.

O fechamento do USJ significa restringir o acesso da população josefense e região ao ensino superior. Demitir estes profissionais também significa, em curto prazo, contribuir com os índices de desemprego, e em médio e longo prazo dificultar o acesso da população à qualificação profissional.

Ainda há tempo de reverter esta decisão que marcará negativamente a atual gestão, valorizando e respeitando o legado do USJ de ser a primeira universidade municipal do Brasil.