Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC assume compromisso na luta em defesa do USJ

Uma audiência será solicitada com a presença do prefeito e da procuradora do MP de São José para que expliquem os motivos da decisão de fechar a instituição

Os membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santa Catarina receberam, na tarde desta quinta-feira (24), uma comitiva formada por lideranças do movimento sindical, vereadores, alunos e professores do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). O objetivo da reunião foi dialogar sobre a decisão de fechamento do USJ e a consequente demissão de dezenas de profissionais.

Os advogados que compõem a Comissão ficaram perplexos diante dos relatos a respeito da decisão do prefeito Orvino Coelho de Ávila em fechar a instituição de ensino superior, cujo valor de manutenção não alcança 1% do orçamento municipal. Além disso, 70% das vagas são destinadas a estudantes das escolas públicas do município, o que caracteriza um papel social extremamente relevante.

Entre os encaminhamentos tomados, a Comissão de Direitos Humanos irá dialogar com a presidente da OAB/SC, Claudia da Silva Prudêncio, para que ela solicite uma audiência com a presença do prefeito e da promotora do Ministério Público de São José, Márcia Arend. Um dossiê com todas as informações a respeito do USJ será encaminhado pela assessoria jurídica do Sintram/SJ à OAB/SC.

Durante a reunião, os membros da Comissão de Direitos Humanos deixaram claro a indignação e o estranhamento quanto ao posicionamento do Ministério Público, uma vez que o órgão deveria defender os interesses da comunidade. Ou seja, a população de São José reivindica a permanência das atividades do USJ, e não o seu fechamento.

A reunião desta terça contou com a presença de representantes do Sintram/SJ, Sintespe, Apufsc, do Centro Acadêmico Celso Wiggers (Univali), Sintect/SC, da Tenda da Democracia e vereador josefense André Guesser. O movimento em defesa do Centro Universitário Municipal de São José ganha força e envolve mais entidades a cada dia. Está prevista uma agenda de ações para o próximo período, que será divulgada em breve. Fique ligado nas redes sociais do Sintram/SJ!