Sintram-SJ na luta pelo reajuste do piso para toda a carreira do magistério

O reajuste de 33,23% no Piso Salarial do Magistério é resultado dos ajustes definidos na Lei Federal nº 11.738, de 16/07/2008, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais da rede pública da educação básica. Com o reajuste, o piso salarial da categoria passará de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63, com carga horária de 40 horas semanais.

Pela legislação, o reajuste dos profissionais é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), definido pelo MEC. Pela variação da inflação nos últimos dois anos, o reajuste do valor por aluno foi de 33,23% em 2022.

Com o reajuste anunciado, deveremos lutar pela implementação do piso no município de São José. Nos últimos anos, a Prefeitura apenas garantiu esse reajuste aos servidores da educação de nível médio, achatando a nossa carreira. Com o reajuste de 33,23%, o profissional de nível médio inicial ganhará mais do que o profissional de ensino superior. Ou seja, a nossa luta será ainda maior esse ano para que o reajuste não seja apenas no piso, mas aplicado em toda a carreira do magistério para vencermos o achatamento das nossas tabelas salariais.

Servidores(as) na luta da Data Base 2022 em defesa do reajuste do piso para toda a carreira do magistério em São José!

#PisodoMagistério

#Fundeb