Sintram/SJ participa de ato contra Reforma da Previdência proposta pelo governo estadual

Nesta segunda-feira, 19, o Sintram/SJ, juntamente com diversos outros sindicatos, foi às ruas protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governador Carlos Moisés, que altera as regras de acesso à aposentadoria dos servidores estaduais. Se aprovada, a medida terá impacto também nos regimes de previdência dos municípios.

Durante a manifestação dos trabalhadores, a Assembleia Legislativa de SC (Alesc) realizava audiência pública sobre o tema, quando foi aberto espaço para que dirigentes sindicais argumentassem sobre os prejuízos que a Reforma causará à classe trabalhadora, caso seja aprovada.

Em Santa Catarina já houve uma reforma anterior, em 2015, que aumentou a alíquota de 11% para 14%. Passados seis anos, o governador Moisés quer dificultar ainda mais a vida dos servidores públicos estaduais.

A Reforma da Previdência propõe aumento da alíquota em até 19%, além de aumentar a idade para acesso à aposentadoria e criar um desconto dos trabalhadores já aposentados para o Instituto da Previdência do Estado (IPREV).

Até quinta-feira desta semana, 22, os deputados podem apresentar alterações na proposta. Conforme o calendário da Alesc, a previsão é de que o projeto seja votado no dia 4 de agosto.