Moção de apoio ao povo boliviano, que luta contra o governo autoritário de Iván Duque

Os servidores municipais de São José, reunidos em Assembleia Geral, no dia 12 de maio de 2021, aprovaram Moção de Apoio ao povo colombiano que desde o dia 28 de abril resistem contra o governo autoritário de Iván Duque. Inicialmente uma greve geral, mas com uma sangrenta repressão policial, formou-se uma nova oposição ao governo: popular, jovem e indígena.

O início das manifestações se deu pela má gestão da pandemia, que aprofundou a crise econômica e sanitária do país. Mas a crise explodiu quando o governo apresentou uma proposta de projeto de lei de reforma tributária, onde aumentavam os impostos da população que já se encontravam com um alto índice de desemprego, em especial entre a juventude.

Em 21 dias de protestos morreram pelo menos 42 pessoas, a grande maioria civis. Também foram registrados mais de 2300 feridos, entre manifestantes e forças policiais ou militares. O Comitê Nacional de Greve da Colômbia e diversas entidades e órgãos internacionais denunciam a brutalidade e os excessos das autoridades colombianas, passando pela violência física, sexual e psicológica contra os protestantes. Levando com que apenas com a intervenção da ONU houvesse uma inicial mesa de negociação para tentar dar fim a violência e proteger o direito aos manifestantes de protestar.

Os jovens protestam por um Estado mais solidário, com políticas públicas para os jovens, uma reforma na força policial. O presidente oferece universidade gratuita por um semestre e créditos para moradia em troca da liberação de vias bloqueadas pelos manifestantes. A negociação está longe de acabar. Com diversos setores da sociedade colombiana ainda não estando presentes nas negociações e com divergências sobre o abuso excessivo de força pública, o governo e os manifestantes dialogam sob diferentes línguas.

O Sintram/SJ permanece na luta pela defesa das políticas públicas em todos os países, para que elas possam garantir direitos humanos à população, e se enraizar verdadeiramente dentro das comunidades, salvando vidas. Renda emergencial, emprego e vacina para todos em meio a pandemia. Que ninguém mais precise escolher entre morrer de fome ou morrer de Covid.

Em defesa dos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito.

Sintram/SJ – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*