Mobilizados em defesa da vida: trabalhadores(as) cobram audiência com o prefeito de São José

Trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal de São José realizaram mais um ato de protesto, em frente à prefeitura, na tarde desta segunda-feira (15). A categoria está em greve desde o dia 1º de março, reivindicando a suspensão das atividades presenciais nas unidades escolares da rede.

Desde o início da greve, os trabalhadores(as) solicitam a abertura de uma mesa de negociação com a presença do prefeito Orvino de Ávila, que se recusa a ouvir as demandas dos servidores. Na avaliação dos membros do comando de greve, uma solução conjunta poderia ser encontrada para as pautas dos trabalhadores caso o Executivo se abrisse ao diálogo.

Durante o ato, enquanto representantes do comando de greve solicitavam uma audiência com o prefeito, o procurador do município, Rodrigo Machado, informou que a administração aguardava as decisões que seriam tomadas em reunião dos prefeitos da Grande Florianópolis que ocorria naquele mesmo momento.

No início da noite, a imprensa passou a divulgar o resultado da referida reunião dos prefeitos, informando que diversas medidas haviam sido definidas em conjunto para conter o avanço da Covid-19. As propostas aprovadas farão parte de um documento oficial que se transformará em decreto em cada município. Entre as determinações, está previsto que as aulas serão ministradas exclusivamente em modo remoto por pelo menos uma semana, e reavaliadas semanalmente.

A pressão de diversas entidades nos últimos dias contribuiu para que os gestores municipais tomassem decisões conjuntas e urgentes nesse momento. Em São José, a luta dos trabalhadores igualmente fez pressão sobre o Executivo. Inúmeras situações sobre a falta de condições seguras de trabalho foram levadas ao conhecimento da administração, fazendo com que todos ficassem cientes das consequências do retorno das aulas presenciais para toda a rede de serviços públicos de São José.

A publicação do documento formalizando as medidas que serão tomadas no município deve ocorrer ainda nesta terça-feira (16). A categoria permanece em alerta na espera do decreto municipal.

Diante deste novo cenário, uma assembleia geral dos servidores(as) será realizada neste dia 16, terça-feira, com primeira chamada prevista para às 19h15 e segunda chamada às 19h30. Serão repassadas as informações em relação aos novos acontecimentos, e será deliberado pela categoria os próximos encaminhamentos do movimento de greve.