Pesquisa: Violência e assédio no Mundo do Trabalho com perspectiva de gênero(s)

Pesquisa do setor de saúde: Violência e assédio no Mundo do Trabalho com perspectiva de gênero(s). Participe!

Link da pesquisa: https://es.surveymonkey.com/r/CMJKNVH

Você está sendo convidado a participar de uma pesquisa da Internacional de Serviços Públicos (ISP) utilizando um questionário de perguntas, dirigido aos trabalhadores da saúde pública e privada nos seguintes países: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador e Peru.

O objetivo da pesquisa é:
a) identificar a violência e o assédio no mundo do trabalho com uma perspectiva de gênero(s), tentando estimar o número de incidências e os cruzamentos entre violência e assédio, associando-os a fatores de risco psicossociais a partir da perspectiva sindical;
b) avaliar a gestão da violência e do assédio; e
c) determinar as medidas de prevenção e proteção sindical contra a violência e o assédio de gênero(s) no setor da saúde no âmbito da COVID.

Os dados que você fornecer são confidenciais e mantidos sempre em armazenamento seguro, de acordo com as normas gerais de proteção de dados. Você pode solicitar o recebimento por e-mail de um resumo escrito de nossos resultados, como indicado no final da pesquisa.

O que é violência e assédio com base no gênero no mundo do trabalho?

A Convenção 190 da OIT define “violência e assédio no mundo do trabalho” como um “conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis, ou ameaças de tais comportamentos e práticas, manifestadas uma vez ou repetidamente, que se destinam a causar, ou são suscetíveis de causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos, incluindo violência e assédio baseados no gênero”.

O mundo do trabalho abrange não apenas o tradicional local de trabalho físico, mas também a jornada de ida e volta ao trabalho, eventos sociais relacionados ao trabalho, realizados através de tecnologias de informação e comunicação, e espaços públicos que não sejam locais de trabalho.

Modalidades e tipos de violência e assédio baseados em gênero(s) no mundo do trabalho

Institucional: uma área onde a violência e o assédio são perpetrados por funcionários, profissionais, funcionários, líderes, membros de base e/ou colegas pertencentes a qualquer instância da organização.
Trabalhista: aquele que discrimina as mulheres nas esferas públicas ou privadas de trabalho e que dificulta seu acesso ao emprego, contratação, promoção, estabilidade ou permanência no mesmo.
Doméstico: ambiente em que a violência e o assédio são exercidos por um membro do grupo familiar, independentemente do espaço físico onde ocorre. O grupo familiar é definido como aquele originado do parentesco, seja por sangue ou por afinidade, casamento, uniões de direito comum e parcerias ou compromissos. Inclui relacionamentos atuais ou completos, e não há nenhuma exigência de compartilhar moradia.
Agressão física: Toda conduta que, direta ou indiretamente, tenha por objetivo causar dano físico ao trabalhador.
Assédio sexual: Qualquer conduta repetida ou comentário com uma conotação sexual baseada no poder, não consentida pelo destinatário.
Assédio psicológico (também conhecido como assédio moral): Situação em que uma pessoa ou grupo de pessoas exerce um abuso modal ou verbal, alternado ou contínuo, recorrente e sustentado ao longo do tempo sobre um trabalhador que procura desestabilizá-lo, isolá-lo, destruir sua reputação, deteriorar sua autoestima e diminuir sua capacidade de trabalho a fim de degradá-lo e eliminá-lo progressivamente do lugar que ocupa.