20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, coloca em evidência questões extremamente relevantes, como o racismo e todas as suas consequências. É dia de exaltar a  resistência, a existência e a luta de negras e negros por igualdade. Refletir sobre o quanto é preciso avançar contra as diferentes formas de discriminação.

Nesta semana tivemos mais um lamentável episódio, desta vez, contra Ana Lúcia Martins, eleita vereadora na cidade de Joinville. Sobre este fato, o Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ expressa seu total repúdio, conforme nota que segue:

NOTA DE REPÚDIO

O Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José – Sintram/SJ, vem a público, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio e dizer de sua preocupação com relação aos recentes ataques racistas e de ameaça de morte sofridos pela professora e servidora pública aposentada Ana Lúcia Martins, primeira mulher Negra eleita vereadora na cidade de Joinville, no último dia 15.

Os fatos são gravíssimos, lamentáveis, e precisam ser imediatamente investigados pelas autoridades de segurança pública, pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Ministério Público. As mensagens fascistas direcionadas à professora Ana Lúcia demonstram o ódio, a intolerância racial e de gênero, e chamam a atenção para a necessidade urgente de discutir profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação. É preciso ampliar o debate e as práticas educativas a respeito do tema, sem deixar de invocar os mecanismos jurídicos cabíveis e as punições aplicáveis.

O Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ se solidariza à professora Ana lúcia Martins e com todos os negros e negras que sofrem algum tipo de constrangimento e discriminação. O Coletivo também reafirma o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito contra negras, negros, indígenas, quilombolas, mulheres, LGBTQIA+ e todos os grupos sociais historicamente discriminados.