Moção em apoio ao movimento de resistência dos petroleiros

Os servidores presentes na Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José – Sintram/SJ, realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, aprovaram a demonstração de apoio da entidade ao movimento de luta dos petroleiros.

Considerada um dos mais importantes movimentos de resistência da classe trabalhadora brasileira nessas últimas duas décadas, a greve dos petroleiros durou 20 dias e contou com cerca de 21 mil trabalhadores da Petrobras em todo o país. A paralisação atingiu 121 unidades, entre plataformas (58), campos terrestres (8) e refinarias (14).

Enquanto durarem as negociações com a Petrobras a greve está apenas suspensa, mas não cancelada.

A categoria cobra a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), que afetarão mais de mil famílias. Os petroleiros também exigem que a Petrobras cumpra de fato o que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho, com suspensão imediata das medidas unilaterais tomadas pela gestão e que estão afetando a vida de milhares de trabalhadores.

Outra questão presente no contexto é o fato de a Petrobras ter entrado na mira da campanha de privatização, promovida pelo governo federal. Após a criação da Secretaria Especial de Desestatização, em 2019, o governo já vendeu a BR Distribuidora, a distribuidora Liquigás e a Transportadora Associada de Gás (TAG) – as três eram subsidiárias da Petrobras.

Para os petroleiros, isso demonstra que o processo de privatização da companhia já começou. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), um dos primeiros efeitos da privatização será o aumento no preço final dos combustíveis, justamente porque a Petrobras não terá mais o controle do Estado para vender com preços mais justos.

Outro efeito a longo prazo, é que Brasil se tornaria dependente do petróleo mundial e perderia a oportunidade de manter uma empresa estratégica para o desenvolvimento do País. Por isso, os trabalhadores do setor defendem a Petrobras pública.

Diante deste quadro, os servidores municipais de São José, em assembleia, instância soberana de decisões da categoria, aprovaram apoio e solidariedade ao movimento de resistência que vem sendo realizado pelos petroleiros. Tal decisão se torna ainda mais relevante no atual contexto de ataques e tentativas de criminalização desses movimentos por parte do presidente Jair Bolsonaro e sua equipe de governo.

DEFENDER A PETROBRAS É DEFENDER O BRASIL!
A PETROBRAS NÃO ESTÁ A VENDA!

Todo apoio do Sintram/SJ
Todo apoio dos servidores públicos municipais de São José/SC