No 13º CECUT, trabalhadores de Santa Catarina debatem futuro da CUT-SC

Aproximadamente 400 trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões de Santa Catarina participaram do 13º Congresso estadual da CUT-SC (Cecut), para discutir o futuro das lutas da classe trabalhadora.

Com o tema central “Lula Livre: sindicatos fortes, direitos, soberania e democracia”, o congresso teve dois dias de debates, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, para definir as ações estratégicas da central e eleger a nova direção da CUT-SC, a maior central dos trabalhadores de Santa Catarina.

A mesa de abertura contou com a representação de todos os ramos que compõem a CUT-SC, representantes dos movimentos sociais, centrais sindicais e partidos que estão junto com a CUT na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

A Secretária de Formação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, falou em nome da central “Precisamos ganhar mentes e corações. A formação, organização e a comunicação são estratégicos para nossa luta. Só assim vamos construir grandes greves e mobilizações”

Economia que acentua a desigualdade

Após a mesa de abertura, a programação do congresso trouxe uma mesa de conjuntura. O professor e economista Ladislau Dowbor falou para os delegados e delegadas CUTistas de Santa Catarina sobre como a estrutura da economia aprofunda a desigualdade “No Brasil se confunde aplicação financeira com investimento. Antigamente nós brigávamos com os empresários porque eles exploravam os trabalhadores, mas pelo menos eles geravam algum emprego. Hoje se contam nos dedos os bilionários que produzem alguma coisa”.

Dowbor ressaltou que para melhorar o bem-estar do povo e diminuir a desigualdade é preciso melhorar o poder de compra e investir em políticas públicas. “O bem-estar da família é composta 60% de dinheiro no bolso e 40% de bens coletivos, como saúde, educação e segurança pública”.

Em seguida, o Secretário-Adjunto de Relações Internacionais, Quintino Severo, fez uma provocação sobre o papel da CUT durante este momento de ataques. “Nosso grande desafio é recolocar o povo na rua e estou convencido que vamos ter que dar um passo à frente, a exemplo do que acontece em outros países da América Latina”.

Nova direção da CUT-SC

No sábado (30) os delegados e delegadas do 13º CECUT-SC elegeram a nova direção que ficará pelos próximos quatro anos à frente da maior central de trabalhadores do Estado. A professora da rede estadual, Anna Julia Rodrigues, foi reeleita para o seu segundo mandato para presidir a CUT-SC, ao lado de representantes de todos os ramos.

Em seu primeiro discurso como presidenta reeleita, a professora Anna Julia se emocionou ao relembrar dos últimos quatro anos à frente da central “Estes quatro anos foram de muitas lutas e resistência contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora. Durante todo esse período, a CUT/SC organizou as lutas e greves e em nenhum momento teve dúvidas de que o nosso lugar era nas ruas para defender os trabalhadores e trabalhadoras”. Ela também agradeceu à todos os companheiras e companheiras que estiveram ao seu lado durante a gestão de 2015-2019 e aos diretores que estão deixando a central.

Anna Julia destacou que a nova direção da CUT-SC terá o compromisso de organizar os sindicatos para enfrentar os desmonte do estado, a criminalização dos movimentos e luta contra o machismo, a homofobia, o racismo e todos os tipos de violência “Nosso dever será defender e lutar pelos direitos da classe trabalhadora”, disse ela.

Além da escolha da nova direção da CUT-SC, o segundo e último dia do congresso foi destinado a votação das resoluções apresentadas nos debates temáticos e das moções.

Confira a direção eleita para a gestão 2019-2023:

Presidenta: Anna Julia Rodrigues
Vice Presidente: Diego de Souza Manoel
Secretário Geral: Rogério Manoel Corrêa
Secretária de Administração e Finanças: Sueli Silvia Adriano
Secretário de Comunicação: Renaldo Pereira
Secretária de Formação Sindical: Adriana  Maria Antunes de Souza
Secretário de Organização e Política Sindical: Wanderlei Monteiro de Souza
Secretária da Mulher Trabalhadora: Rosemeri Miranda Prado
Secretário de Relações de Trabalho: Josias da Silva Rodrigues
Secretária de Política Sociais e Direitos Humanos: Elizabeth  Maria Timm Seferin
Secretário de Juventude: Adriano Vanderlei Michelotti Rodrigues