Fique por dentro do que foi discutido na assembleia do Sintram/SJ, no dia 26 de junho

Os trabalhadores do Serviço Público Municipal de São José estiveram reunidos em assembleia na última quarta-feira, dia 26 de junho, para tratar sobre temas relacionados à categoria. Na pauta, os seguintes pontos:

1 – Informes;
2 – Análise de conjuntura;
3 – Eleição para delegado do Congresso da CUT;
4 – Discussão sobre as eleições municipais para diretores e conselheiros escolares;
5 – Campanha e avaliação da tabela da carreira de pós-graduação para a Educação.

Informes

O Sintram/SJ está auxiliando no planejamento de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue em São José. A ideia inicialmente proposta pelo Sindicato à Câmara de Vereadores era a realização de uma audiência pública para tratar do tema e sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação dos focos do Aedes Aegypti. Contudo, a mobilização foi ampliada e outras entidades foram envolvidas, como as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Comunicação, agentes da Vigilância Epidemiológica e representantes do Executivo e do Legislativo. No dia 11 de julho será realizada uma reunião pública, às 19h, na Câmara de Vereadores, para engajar outras entidades na campanha.

No dia 19 de julho acontece o ato de inauguração da sala de formação do Sintram/SJ, que levará o nome do ex-presidente da entidade, Valmor Paes da Silva. Todos os servidores estão convidados a participar. Será às 19h30, na sede do Sindicato, localizada no bairro Roçado.

Representantes do Sintram/SJ têm mantido uma agenda de participação nas reuniões de equipe que acontecem nos locais de trabalho. É um momento para apresentar a entidade e a estrutura de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras. Durante os encontros também podem ser discutidas as demandas dos servidores em relação às condições de trabalho e os possíveis encaminhamentos, além do esclarecimento de dúvidas.

Análise de conjuntura

Como de praxe, foi aberto espaço para que cada servidor pudesse manifestar-se a respeito da atual conjuntura, trazendo questões que interferem na vida dos trabalhadores.

Um dos pontos analisados foi a realização e a repercussão da greve geral do dia 14 de junho, contra a Reforma da Previdência. O ato em Florianópolis contou com a participação de um grande número de representantes do Sintram/SJ.

Outra questão em evidência, abordada pela servidora Leda Galvão, foi a manutenção da prisão do ex-presidente Lula, mesmo após tornarem-se públicas inúmeras conversas demonstrando que a sentença dada pelo juiz federal Sérgio Moro foi, na verdade, um acerto prévio com os próprios Procuradores do Ministério Público Federal.

O tema Lula Livre já foi pauta de assembleia, quando a categoria deliberou por defender a liberdade do ex-presidente. Como de costume, todos tiveram abertura para manifestar-se. A maioria considerou que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reconhecidamente uma liderança sindicalista que sempre atuou em defesa da classe trabalhadora, e, por isso, foi aprovada a defesa da pauta Lula Livre.

Delegados do Congresso da CUT

Durante a assembleia foi realizada a eleição dos delegados que irão participar do Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), etapa estadual Santa Catarina. Foram eleitos Marcos Antônio Curcio; Jucilda Santos; Vanda Ivandir dos Santos; Laurileda Matos Galvão Knoll e Jumeri Zanetti.

Posteriormente, apenas um representante do Sintram/SJ irá participar do 13º CONCUT – Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia –, que  será realizado em Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, entre os dias 7 e 10 de outubro.

Este será um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da CUT, num momento em que o governo federal demonstra sua intenção de destruir as conquistas e direitos da classe trabalhadora. Aliado a esse processo, as grandes transformações no mundo do trabalho e seus desdobramentos também atingem fortemente os trabalhadores, as trabalhadoras e o próprio movimento sindical.

A eleição dos delegados contou com a presença de Rogério Corrêa (Rogerinho), presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Imobiliárias da Grande Florianópolis, representando a CUT/SC. Rogerinho fez uma análise da atual conjuntura a partir de um resgate dos últimos anos de luta dos trabalhadores, pontuando principalmente os enfrentamentos às Reformas.

Eleição de diretores e conselheiros escolares

Foi realizado um grande debate em torno do edital que define as regras para eleição dos diretores e conselheiros escolares nas unidades de ensino de São José. Foram feitos diversos apontamentos e as propostas aprovadas em assembleia serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação.

Carreira de pós-graduação para a Educação

Foram distribuídas as tabelas que estão em negociação com o Executivo, prevendo as gratificações para carreira de pós-graduação dos trabalhadores e trabalhadoras do magistério do município de São José. A categoria aguarda há pelo menos três anos que a prefeita Adeliana Dal Pont encaminhe este projeto à Câmara de Vereadores.

Também foi aprovada a linha que norteará a campanha publicitária de valorização dos profissionais da Educação, que será apresentada a partir do segundo semestre.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Sintram/SJ, diretamente na sede da entidade ou pelos canais de atendimento: telefone (48) 3259 7988; WhatsApp (48) 99178 4532; ou e-mail atendimento@sintramsj-cut.com.br.