Sintram/SJ participa da conclusão de cursos promovidos pela Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (CUT)

A diretora de Imprensa e Formação Sindical do Sintram/SJ, Jumeri Zanetti, participou, na última segunda-feira (1), da banca de avaliação final do curso de Informática e Tecnologias Digitais, promovido pela Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha (CUT).

O trabalho de conclusão de curso dos nove alunos que participaram da capacitação foi a construção coletiva da edição de número 3 da revista Inforedes, em versão impressa e digital, que teve como tema Direitos Humanos. Além dos conteúdos temáticos, a produção da revista também proporcionou que cada aluno pudesse compartilhar com os demais sua história, sua trajetória, anseios e conquistas. Além disso, questões como direito humano à comunicação, as reformas Trabalhista e da Previdência, inclusão digital e fake news também foram abordadas no decorrer do curso, e sistematizadas durante a construção da revista.

“Foi um momento ímpar! Aprendi e me emocionei muito! Ver os alunos desta forma, contextualizando, refletindo, produzindo conhecimento a partir da realidade vivenciada, com afeto, solidariedade, é muito gratificante”, destaca Jumeri. Esses alunos, diz ela, têm jornadas de trabalho muitas vezes exaustiva, e por isso não conseguiram avançar nos estudos. Ver essas pessoas produzindo conteúdo de qualidade nos faz acreditar que ainda é possível avançar para uma sociedade mais justa em oportunidades.

(D) Jumeri Zanetti, diretora de Imprensa e Formação Sindical do Sintram/SJ

O curso de Informática e Tecnologias Digitais é promovido numa parceria entre a Escola Sul (CUT) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e possui uma carga horária de 160 horas distribuídas em quatro meses de atividades. São três unidades temáticas prevendo desde a abordagem da história de vida de cada aluno, ao início da capacitação, até o uso de aplicativos para execução de tarefas no ambiente de trabalho e no dia a dia.

Após a apresentação dos alunos do curso de Informática e Tecnologias Digitais, Jumeri também acompanhou a banca de avaliação dos trabalhos de conclusão dos formandos do curso de Gastronomia. A capacitação tem entre os focos principais de abordagem opções de alimentação saudável.