Assembleia lotada demonstra mais uma vez a força dos trabalhadores(as) do serviço público municipal de São José

A arena do Centro Multiuso de São José ficou lotada nesta quarta-feira, dia 22, por servidores e servidoras que se reuniram em assembleia para aprovar a pauta da data-base 2024. O espaço lotado demonstra a força e a união dos trabalhadores(as) em torno da reivindicação de seus direitos e por melhores condições de trabalho. Também foi feita uma avaliação do cumprimento, por parte do Executivo municipal, do acordo da data-base 2023.

A pauta foi aprovada pela ampla maioria dos servidores(as), tendo como eixos centrais os seguintes pontos:

• Cumprimento do acordo da data-base 2023 na íntegra.
  • Reposição salarial e aumento real.
  • Recomposição das perdas e pagamento retroativo imediato dos direitos não cumpridos.
  • Novos concursos públicos, chamada imediata dos concursos vigentes e combate às terceirizações e OSs.
  • Pagamento do Vale Alimentação nas férias e licenças
  • Revisão das progressões verticais sendo cumulativas e a qualquer tempo
  • Jornada de 30 horas semanais sem redução salarial
  • Pagamento de responsabilidade técnica para os servidores que ainda não a recebem
  • Reajuste do piso municipal para dois salários mínimos
  • Implementação do piso da enfermagem na carreira
  • Reajuste do piso na carreira para o magistério e os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias
  • Revogação do desconto de 14% das aposentadorias dos servidores
  • Eleições diretas para diretores e coordenadores.

Agora, a direção do sindicato, juntamente com a assessoria jurídica, fará a revisão da pauta a partir das sugestões de mudanças propostas pelos servidores(as). Posteriormente, o documento será enviado ao Executivo, com exigência de mesas de negociação o mais breve possível, e disponibilizado na íntegra nos canais de comunicação do Sintram/SJ.

Na assembleia desta quarta-feira também foram eleitos dois membros para o Conselho Deliberativo: Renata Soares da Silva (CEI Nossa Senhora de Fátima) e Vanessa Craveiro Alves (policlínica de Barreiros). E um suplente para o Conselho Fiscal do Sintram/SJ: Sandra Luzia de Sousa (UBS Sede).Na pauta também estiveram outros pontos: informes e análise de conjuntura e o andamento do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo fim do desconto de 14% dos aposentados. Esta foi a terceira assembleia deste ano com ponto abonado, conforme acordo estabelecido com a Prefeitura na última data-base.