Sintram/SJ presente no 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, realizado em São Paulo

Concut aprovou a realização de marcha à Brasília no primeiro semestre de 2024 pedindo a revogação da Reforma Trabalhista e das terceirizações

A presidenta do Sintram/SJ, Jumeri Zanetti, participou, entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, do 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT). O evento contou com a presença de aproximadamente dois mil trabalhadores de todo o país, debatendo os temas que deverão nortear a organização dos trabalhadores brasileiros nos próximos anos.

“Quatro dias intensos de muita partilha”. Assim definiu a presidenta Jumeri, sobre o 14º Concut. Durante o Congresso também foi realizada reunião da Confederação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal (Confetam-CUT), oportunidade em que ocorreu o lançamento da Campanha Salarial 2024, que terá como slogan “Serviço Público é a gente que faz”.

Além das mesas de debate, o 14º Concut teve a realização de diversas místicas. “Por fazer parte da rede de formação da CUT/SC, participei ativamente de cada atividade. Foram momentos de muita troca de energia, sentimentos e emoções. Com música, poesia e arte, as místicas relembraram fatos importantes relacionados aos 40 anos da nossa Central”.

Durante o encerramento do Congresso, no domingo pela manhã, foi recitado o poema “O Operário em Construção”, de Vinicius de Moraes. “Foi muito forte, pois traduz a mensagem de que nós, trabalhadores e trabalhadoras de qualquer área ou ramo, somos fundamentais na sociedade e não podemos permitir que digam o contrário. Nossa função como dirigentes sindicais e nos espaços que ocupamos na sociedade, deve ser para emancipar cada trabalhador e cada trabalhadora deste país, que são os verdadeiros operários em construção!”.

Uma das ações aprovadas no Plano de Lutas é construir uma grande Marcha à Brasília no primeiro semestre de 2024 para mostrar ao governo e ao Congresso Nacional a força da classe trabalhadora, e cobrar a revogação das contrarreformas que atacaram os direitos da classe trabalhadora.

Além de diversos debates e aprovação de resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da Central e suas entidades, também aconteceu a eleição da nova direção nacional. Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC Sergio Nobre. A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Representando Santa Catarina, participaram cerca de 80 delegados. Alguns nomes catarinenses foram eleitos para compor a direção nacional. Rosane Bertotti, agricultora familiar, foi reeleita para a Secretaria de Formação; Valeir Ertle, comerciário, foi reeleito para a Secretaria de Assuntos Jurídicos; Renê Munaro, trabalhador do serviço público municipal, foi eleito para a Direção Executiva; e Adriana Maria, agricultora familiar, foi eleita para o Conselho Fiscal. Além disso, Anna Julia Rodrigues e Lizeu Mazzioni foram indicados pela CUT-SC para representarem o estado na direção.

Também foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística; e das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.

“Volto deste congresso mais fortalecida e com a certeza de que a luta vale a pena. A esperança de que um mundo melhor é possível, que cada dia estamos mais perto da construção de uma sociedade justa e igualitária. A mesma luta travada em São José está em várias partes do nosso país e do mundo”, afirma Jumeri.