Nota de solidariedade à trabalhadora agredida na UBS Areias

Viemos a público prestar nossa solidariedade à trabalhadora agredida ontem, dia 16 de outubro, na UBS Areias, unidade da rede pública de saúde do município de São José.

É inadmissível que situações como essa ocorram em nossa sociedade. Não podemos tolerar agressões contra os trabalhadores, sejam eles servidores efetivos ou terceirizados.

É necessário continuar a fazer um debate amplo com a nossa sociedade, para que entendam a importância de investimentos em saúde pública (e isso perpassa a realização de concurso e o chamamento dos classificados, além do fim das terceirizações e das Organizações Sociais), com a valorização de todos os profissionais que atendem a população josefense no dia a dia e garantindo também a segurança dos mesmos.

Os problemas nas unidades de saúde são diversos. Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde encontram-se em situações de trabalho precarizadas, com salários defasados e enfrentam diariamente os desafios de suas profissões. Nossa solidariedade se estende a todes que presenciaram essa lamentável situação, inclusive à população usuária dos serviços públicos, que muitas vezes se vê desamparada pela falta de atendimento e acaba direcionando sua revolta aos trabalhadores que atuam lá na ponta. Devemos refletir sobre a quem interessa colocar trabalhador contra trabalhador e cobrar dos verdadeiros responsáveis por toda a precarização do serviço público.

Que todas as medidas cabíveis sejam tomadas. Que o executivo municipal ampare a trabalhadora e garanta as condições básicas para sua recuperação física e mental.