Direção do Sintram/SJ participa de reunião para tratar das demandas dos trabalhadores da Saúde

No dia 2 de agosto, a diretoria executiva do Sintram-SJ e a assessoria jurídica do sindicato estiveram em reunião com a Secretária de Saúde, Sinara Simioni, dando continuidade às negociações, conforme acordado ao final da data-base deste ano.

Alguns dos itens de pauta retomados foram: o pagamento do piso dos profissionais da Radiologia, como vencimento e não mais enquanto complemento. Sobre este ponto, a secretária comprometeu-se a dialogar com a Procuradoria e Secretaria de Administração para resolver a situação.

A respeito do Piso Salarial da Enfermagem, a secretária afirmou que aguarda os ajustes do repasse da verba federal. O Sintram/SJ reforçou a necessidade de valorização da categoria.

Em relação ao reajuste do piso dos ACS e ACE, a secretária afirmou que iria verificar se o prefeito já havia sancionado a lei encaminhada pela Câmara. O Sintram/SJ destacou a importância de adequar também a insalubridade e a aposentadoria especial conforme prevê a Emenda Constitucional que trata do tema. Posteriormente, o sindicato recebeu a informação de que a lei foi sancionada no mesmo dia da reunião.

Sobre concursos e chamamento de concursados, Sinara informou que estarão realizando novo concurso, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, em que serão contemplados alguns cargos que não possuem concurso em aberto e que há muita demanda no município. Da mesma forma continuarão chamando para os cargos em vacância, que se aposentam ou pedem exoneração. O Sintram/SJ destacou que há necessidade de ampliação das equipes para além da mera reposição.

Quanto à valorização dos Farmacêuticos, a secretária relatou ter se reunido com a comissão representante da categoria, disse estar sensível à causa e que irá dialogar com o prefeito para encaminhar o pagamento da Responsabilidade Técnica, conforme ocorre em outros municípios.

Sobre a jornada de trabalho de 30h, o Sintram/SJ destacou o andamento da pauta com a Secretaria de Assistência Social, reforçou que assistentes sociais e psicólogas/os da Saúde reivindicam a redução da jornada, ao que a secretária comprometeu-se a verificar a possibilidade de estender tal flexibilidade também à Secretaria de Saúde.

Por fim, quanto à demanda apresentada por servidores sobre a possível terceirização do Laboratório Municipal, a secretária garantiu não haver nada de concreto ainda sobre este processo, mas que estudos estão sendo feitos sobre as possibilidades para atender às demandas da população que chegam a UPA. A direção do Sintram/SJ defendeu que a melhor forma de prestar serviço à população é com investimento nos trabalhadores efetivos, com valorização e ampliação dos concursados, além do investimento em estrutura, sem qualquer forma de terceirização.

A secretária também assumiu o compromisso de dialogar com a Procuradoria para continuar as negociações, com propostas concretas acerca dos itens discutidos na reunião.

O Sintram-SJ segue atento e na defesa de um SUS público, de qualidade, universal e gratuito!