SAMU em São José: contratação de OS e consequente terceirização pode deixar sua vida em risco

VOCÊ SABIA QUE SUA VIDA ESTÁ EM RISCO?

Quando ocorre um acidente de trânsito. Quando alguém passa mal e precisa de socorro urgente. Qual o primeiro serviço a chegar para prestar atendimento? Você respondeu “SAMU”?! Então, entenda o que está acontecendo com este serviço em São José.

O SAMU existe há 18 anos no município, atuando com excelência, apesar da falta de valorização e condições de trabalho. Hoje, em média 17 trabalhadores(as) efetivos atuam neste serviço, literalmente salvando vidas. Em São José existem 3 ambulâncias, mas, conforme os funcionários, em alguns dias apenas 2 delas são usadas devido à falta de equipe técnica.

O Sintram/SJ defende, há tempos, a realização de concurso para compor o quadro próprio do SAMU, além da valorização das trabalhadoras/es que já atuam há anos, pois se trata de um serviço com características específicas, que demanda formação qualificada e um perfil profissional que, de fato, identifique-se com a dinâmica dos atendimentos.

Entretanto, além de não atender esta reivindicação da categoria, a atual gestão municipal está encaminhando um projeto de destruição do SAMU, tocando a todo vapor a terceirização do serviço, sem dialogar com as trabalhadoras(es) que dedicaram anos de suas vidas e formação a este trabalho. Já com um edital em aberto para contratação de uma OS, o município informou à equipe que todos serão “realocados”.

Os gastos com empresas terceirizadas são altíssimos e abrem brecha para diversos casos de corrupção, com mal uso do dinheiro público e desvalorização dos trabalhadores(as), que acabam tendo vínculos fragilizados e recebendo remunerações menores, além de causar uma rotatividade imensa de profissionais, o que, inclusive, já ocorre em outros serviços terceirizados no município. O SAMU, mais do que qualquer outro, é um serviço que exige uma formação continuada.

O Sintram/SJ reafirma sua posição de defesa do serviço público de qualidade prestado por servidores públicos concursados, capacitados e valorizados. O sindicato alerta para o risco que todos correm com a entrega deste serviço à iniciativa privada, que visa apenas o lucro como prioridade.

É PRECISO ESTAR EM DEFESA DO SUS E DO SAMU!