Aniversário de 34 anos do Sintram/SJ

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano

Pensando nos direitos de uma categoria, várias pessoas tiveram um objetivo, um sonho. Um grupo pequeno, porém, de muita coragem que me tornaram legal e real. Meu ideal não é ir contra a instituição na qual esses indivíduos atuam, sou favorável à aquela onde os direitos são preservados. Meu lema é preservar e clamar por justiça, e foi de tanto ver as injustiças, que se encorajaram para me concretizar. O primeiro encontro com a finalidade de me formar contou com três pessoas que, a partir daí, buscaram insaciavelmente me colocar em prática.

Nas reuniões decorrentes, o número cresceu surpreendentemente e as pessoas colocaram-se também à disposição sem medirem esforços. Oposição, críticas, fizeram presença nesse período e sempre, até aqui. Porém, uma das recompensas veio muito breve, foi no dia que datou meu nascimento legal: vinte e quatro de novembro de mil novecentos e oitenta e oito, mediante assembleia geral que contou com a presença de aproximadamente cento e cinquenta pessoas. Hoje, envolvo muito mais pessoas. 

Estou sinceramente satisfeito e posso garantir-lhes que valeu ficar adormecido por vários anos no cérebro de alguns porque houve um amadurecimento dos indivíduos que me compuseram na época e todos que já passaram por mim. Espero que todos os artigos e parágrafos que formam meu estatuto sejam respeitados e o objetivo central preservado. 

Assim sendo feito, tenho a certeza de poder contribuir muito para a qualidade de vida e de trabalho de meus filiados e de toda a classe trabalhadora, e a todos que atrair minha simpatia e confiança deixo a seguinte mensagem: usem-me e façam jus a mim. Fui feito para construir, lutar, servir ao coletivo, e sonhar.”

(Texto anônimo da fundação do sindicato, adaptado para o aniversário de 34 anos da entidade)

“Sonho que se sonha só, é só sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade!”

Raul Seixas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*