20 de novembro: Dia da Consciência Negra; neste ano marcado pelo #ForaBolsonaroRacista

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, denuncia neste ano o genocídio da população negra brasileira, a mais afetada pelas altas taxas de mortalidade em razão da Covid-19 e também pelos índices de fome, violência e desemprego. A mobilização antirracista se unifica com o movimento Fora Bolsonaro, um governo que representa o fascismo, autoritarismo, a violência e a morte de milhares de brasileiros.

Neste sábado, dia 20, a classe trabalhadora e toda sua diversidade esteve presente em grandes atos pelo #ForaBolsonaroRacista em todo o país.

As mortes têm cor

Dados levantados pelo Instituto Polis a partir do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, a CPI da Covid, que apurou a atuação e omissão do governo Bolsonaro no desastroso enfretamento à pandemia, mostram que a taxa de mortalidade por Covid-19 entre negros era de 250 por 100 mil habitantes, enquanto a de brancos era de 157 óbitos por 100 mil habitantes.

Outro dado importante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que os negros representam 57% dos mortos por Covid-19, enquanto brancos são 41%.

Além disso, sabemos que os maiores índices de fome, violência e desemprego no governo Bolsonaro e Guedes afetam mais a população negra.

Dia da Consciência Negra lembra a luta de Zumbi dos Palmares

Em 20 de novembro de 1695 Zumbi dos Palmares foi morto em uma emboscada. Líder de um dos maoires quilombos do Brasil, Zumbi dos Palmares entrou para a história nacional como um ícone do movimento negro contra a escravidão imposta nas fazendas. Ele e sua companheira Dandara lutaram juntos na resistência armada quilombola pela liberdade de negros e negras no final do século XVI.

A dia da sua morte motivou então os membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial a elegerem o 20 de novembro como uma data para celebrar e relembrar a história do povo preto na luta contra a opressão, tendo Zumbi dos Palmares como um símbolo de resistência.

Além dos aspectos que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o dia 20 de novembro coloca em debate questões como o racismo e a desigualdade, ainda tão presentes na sociedade brasileira. Neste ano em especial, a pauta #ForaBolsonaroRacista também faz parte da agenda de luta.

Acima de tudo, o Dia da Consciência Negra serve para relembrar que a sociedade brasileira foi construída com base na escravidão, e que por mais que se tenha avançado em determinados aspectos, o racismo presente no cotidiano e nas tentativas de apagamento da cultura africana evidenciam que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Pelo fim do genocídio do povo negro!
Nem bala, nem fome e nem Covid-19, o povo negro quer viver!
#20N #ForaBolsonaroRacista