Greve dos servidores de São José completa sete dias com ocupação do gabinete do prefeito

O sétimo dia da greve dos servidores municipais de São José foi marcado por tensão, ocupação do gabinete do prefeito e mais um impasse na negociação. Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de São José cancelou a reunião de negociação que estava marcada para as 11h e afirmou que enviaria uma proposta até o horário da assembleia da categoria, às 14h. O prazo, no entanto, não foi cumprido.

Diante do silêncio do Executivo, cerca de 400 servidores decidiram marchar até a sede da prefeitura e ocuparam o último andar do prédio, onde funciona o gabinete do prefeito Orvino Coelho de Ávila. Os trabalhadores passaram a tarde nos corredores como forma de pressionar a administração municipal a abrir uma mesa de negociação com uma proposta efetiva para a categoria.

A ocupação só foi encerrada cerca de três horas depois, quando a prefeitura assumiu o compromisso de retomar as negociações nesta quarta-feira (13), a partir das 14h. Mesmo com o acordo, os servidores mantêm a greve e intensificam a agenda de mobilizações.

Reivindicações da categoria

Até o momento, o prefeito Orvino Coelho de Ávila concedeu apenas a reposição da inflação, parcelada em duas vezes, na data-base da categoria. A única proposta financeira apresentada pelos servidores é a extensão do mesmo percentual de reajuste ao vale-alimentação. Além disso, a categoria reivindica:

  • Revisão salarial de técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • Enquadramento do cargo de auxiliar de ensino de educação especial (recém-criado pela prefeitura) no magistério;
  • Isonomia na carreira;
  • Chamamento dos concursos públicos vigentes – especialmente para suprir cerca de 400 vagas na saúde e na assistência social – e abertura de concurso na Educação e na Administração;
  • Aplicação do percentual da reposição também ao vale-alimentação.

Agenda de greve

A categoria segue com agenda de greve definida. Confira os próximos atos:

13/05/2026 – Quarta-feira

Manhã – 9h: Caminhada em defesa do Serviço Público no bairro Forquilhinhas.

Concentração: Em frente à Paróquia São Francisco de Assis (Rua Vereador Arthur Manoel Mariano, 880 – Forquilhinhas, São José).

Tarde 14h – Mesa de negociação.

– 15h: Ato na Câmara de Vereadores.

Local: Rua Arnoldo de Souza – Centro Histórico, São José.

14/05/2026 – Quinta-feira

Manhã – 9h: Reunião do comando de greve.

Local: Sede do SINTRAM-SJ.

Tarde: Continuação da Assembleia Geral Extraordinária.

Horários: 13h30 (primeira chamada) | 14h (segunda chamada).

Local: Bolsão da Beira-Mar de São José.

Os servidores prometem manter a pressão até que haja uma proposta concreta e afirmam que a paralisação só será debatida com a abertura efetiva de uma mesa de negociação que atenda às demandas da categoria. A greve segue por tempo indeterminado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*