O Sintram-SJ ajuda a aprimorar o SUS no nosso município e no Brasil. A diretora Ivanice Alves da Silva participou da Oficina de Mobilização Social por uma Atenção Primária à Saúde Mais Forte, promovida pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes dos conselhos de saúde da Macrorregião Sul – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de outubro.
Foi a última das sete oficinas realizadas em todas as regiões do país para incentivar a participação e o controle social, fundamentais para a gestão democrática do SUS, especialmente na atenção primária, nível presente em todos os municípios brasileiros. Profissionais, representantes dos conselhos de saúde nas três esferas, movimentos sociais e sindicais debateram os desafios dos territórios para a implementação das políticas públicas capazes de fortalecer a atenção primária e o controle social nos territórios.

Delegação catarinense presente no encontro
“A realidade dos três estados é parecida. A precariedade dos serviços públicos atinge de forma grave o sistema”, afirma Nice, que é conselheira no Conselho Municipal de Saúde de São José representando o Sintram/SJ e os/as servidores/as. A diretora destacou a oportunidade de escuta e troca de experiências
A coordenadora da Comissão Intersetorial de Atenção Básica à Saúde (CIABS/CNS), Heliana Hemetério, reforçou o caráter estratégico da participação popular:“O controle social é o coração do SUS. Fortalecer os conselhos locais é fortalecer o próprio sistema, garantindo que as decisões cheguem à ponta e retornem em forma de cuidado e cidadania”, afirmou.
Conheça o controle social do SUS
Faça um comentário