Os sindicatos são espaços de organização e transformação social. Historicamente, eles têm se colocado ao lado das lutas por igualdade e justiça, e isso inclui uma batalha contra o racismo estrutural que atravessa a sociedade e o mundo do trabalho.
O racismo estrutural segue presente em nossas relações sociais e nos ambientes de trabalho. É nosso dever, como entidades sindicais, estar na linha de frente do combate a essa realidade. A luta antirracista não é opcional, é essencial!
Neste dia, honramos a memória de Zumbi dos Palmares e de tantos outros que resistiram e resistem ao racismo, à exclusão e à violência. Hoje, reafirmamos nosso compromisso de lutar por uma sociedade justa, inclusiva e antirracista. É preciso avançar no enfrentamento das desigualdades, valorizando a diversidade como força transformadora.
Convidamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras para se unirem a essa luta, que é de todos nós. Pela promoção da igualdade racial nos ambientes de trabalho. Pela valorização das lideranças negras. Pela defesa de ações afirmativas e oportunidades reais.
Por um mundo sem racismo, mais justo e igualitário!
Faça um comentário