Eleições 2024: Oportunidade para definir o rumo de várias questões cruciais em São José

Tudo que vivenciamos nesses últimos quatro anos devem ser decisivos para votar em quem nos representa para prefeito/a e vereador/a de São José. Em jogo, temos a crise climática urgente, a defesa do dinheiro público para os serviços públicos, as nossas aposentadorias, e principalmente a defesa dos direitos da classe trabalhadora de lutar por melhores condições de trabalho e mais investimentos nas políticas públicas.

Você, servidor/a, precisa avaliar com muito cuidado se as propostas de cada candidato respondem às suas verdadeiras necessidades no trabalho, em casa e na sua vida. Conheça bem qual é o passado e o histórico de luta do/a seu/a candidato/a.

Se não existir registro do que já foi feito pelos trabalhadores/as, dificilmente isso mudará depois que for eleito/a.

O jogo não nos permite mais testar, apostar e errar. Nosso voto tem que ser certeiro naqueles que de fato defendem os nossos interesses. As consequências desse voto podem ser catastróficas e até mortais! Lembra dos mais de 700 mil mortos de Covid-19 no Brasil? Ou do impacto da última enchente no Rio Grande do Sul?

Para 2024, enquanto servidor público municipal aqui em São José, considere avaliar os seguintes pontos:

Sobre o que você mais reclama no dia a dia do trabalho? Falta material? Falta mais servidor para trabalhar? Falta manutenção? Falta justiça e democracia nas decisões? Quando você fica doente, como você é tratado? Você ou seus amigos passam por assédio moral? Você se sente valorizado e motivado?

Quais as propostas dos seus candidatos para lidar com isso? Têm preocupação com a saúde do servidor, com eleições diretas e democráticas, com condições adequadas de trabalho?

E sobre as nossas aposentadorias que foram duramente atacadas em 2021. Os seus candidatos já estavam no poder? Como eles votaram na Reforma da Previdência Municipal? Eles têm alguma proposta para modificar os descontos previdenciários? Ou para mudar qualquer outra regra que possa beneficiar os/as servidores/as?

Enquanto servidores, nós conhecemos muito bem os efeitos nocivos do aumento da terceirização, da privatização e das Organizações Sociais (O.S.), o cabide de empregos, os indicados políticos, o gasto excessivo de recurso público, a rotatividade, o assédio moral. 

Como o seu candidato se posiciona quanto a isso? Ele defende realizar concurso público, ter transparência nos processos e convocar os aprovados?


O que o/a seu/a candidato/a pensa sobre greve, assembleia, reuniões de equipe, sobre o sindicato e a organização da classe trabalhadora? Quando o seu direito enquanto servidor é desrespeitado, que caminho seu candidato sugere seguir?

Trazemos elementos bem didáticos para você se lembrar quando estiver na urna de votação. Se os seus candidatos não têm propostas e você não sabe como eles pensam sobre essas questões, talvez você esteja apostando errado.

Preste atenção nos discursos, mas a prática é o critério da verdade! No dia 06 de outubro o voto é SECRETO e INDIVIDUAL, porém, as consequências são coletivas!

E você é um dos responsáveis pelo que vai acontecer nos próximos quatro anos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*