Na quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, as diretoras do Sintram-SJ, Graziele Justino e Maria de Fátima, participaram da elaboração dos novos módulos do curso Alicerce, que se trata de uma formação sindical de base. A atividade, desenvolvida pela Rede Estadual de Formação da CUT-SC, aconteceu na Escola Sul da CUT, em Florianópolis, e contou com a participação de diversos outros dirigentes sindicais.
Na ocasião, foram construídos conteúdos e metodologias de três novos módulos do Curso Alicerce, que foi elaborado em 2021 pelo rede de formação de Santa Catarina, e já formou dezenas de turmas pelo estado. Até o momento, o Alicerce era composto por dois módulos que abordavam sobre o funcionamento da sociedade no primeiro encontro e a história da organização da classe trabalhadora no segundo.
A partir de agora, três novos módulos farão parte dos conteúdos do Alicerce, que irão abordar Saúde do Trabalhador (módulo 3); Comunicação e Expressão (módulo 4); e a Cultura como ferramenta da Classe Trabalhadora (módulo 5).
“É muito gratificante ver a dedicação dos dirigentes que fazem parte da nossa Rede de Formação. Pensar a formação exige tempo, trabalho e empenho, mas traz resultados muito importantes. A cada nova turma do Alicerce formada, são novos dirigentes entendendo o seu papel e o papel da CUT na luta pela transformação no mundo do trabalho e contra a exploração do capital”, refletiu a Secretária de Formação da CUT-SC, Adriana Maria.
Na avaliação das dirigentes do Sintram-SJ, Graziele e Maria, o curso é extremamente necessário porque é uma oportunidade de dirigentes e categoria se aprofundarem em temas de interesse da classe trabalhadora, assim como formular estratégias de luta para fortalecimento do movimento sindical e defesa do serviço público.









Faça um comentário