Sintram/SJ questiona SME sobre as vagas disponíveis na primeira chamada de ACTs

O Sintram/SJ enviou, nesta quinta (11 de dezembro), um ofício à Secretaria Municipal de Educação demandando explicações urgentes sobre a chamada de profissionais em Caráter Temporário (ACT) para o ano letivo de 2026, em especial sobre o caso do cargo de Auxiliar de Ensino de Educação Especial.

A ação do sindicato foi provocada pelos servidores e surgiu diante de uma grave incongruência: a lista das vagas disponibilizadas na primeira chamada, a princípio, não incluiu diversas unidades e turmas em que se sabe que há demanda. O Sintram/SJ recebeu diversas mensagens e relatos de profissionais, pais e responsáveis denunciando a situação.

No documento, o sindicato alerta que a medida “compromete a transparência do processo seletivo” e também demonstra falta de respeito com os profissionais, causando-lhes imensurável prejuízo, visto que muitas das vagas provavelmente serão disponibilizadas nas próximas chamadas.

O Sintram/SJ reforça também que a priorização da contratação temporária, em detrimento da efetivação de concursados, fere os princípios do serviço público, desvaloriza os profissionais que buscam a estabilidade via concurso e pode gerar insegurança jurídica ao município. Essa precarização tem impacto sobre a qualidade do serviço oferecido à população.

Para dirimir todas as dúvidas e dar transparência ao processo, o ofício solicita à Secretaria de Educação um breve e célere retorno e informações sobre as vagas existentes até o dia 15 de dezembro.

O Sintram/SJ reafirma seu compromisso em defender os direitos dos trabalhadores públicos municipais e em lutar pela correta aplicação das leis e editais para contratação de profissionais, garantindo justiça e respeito a todos os josefenses.

Acesse o documento:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*