A presidenta do Sintram/SJ, Jumeri Zanetti, participou na quinta-feira (13 de novembro) de uma audiência pública da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para discutir o enfrentamento dos casos de violência contra professores na rede pública estadual. O evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, reuniu educadores, sindicalistas, representantes do Ministério Público Estadual (MPSC), do Tribunal de Contas (TCE) e da Secretaria de Estado da Educação (SED).
O debate destacou a urgência de políticas públicas para combater a violência que atinge os profissionais da educação. Um dos pontos centrais foi a apresentação de um relatório com um estudo quantitativo da perseguição a educadores no Brasil, elaborado pelo Observatório Nacional da Violência contra Educadores. De acordo com o coordenador do grupo, Fernando Penna, Santa Catarina foi um dos estados com maior participação no levantamento, que traça um panorama dos casos de violência desde 2010. A pesquisa revela que, a partir daquele ano, os registros vêm crescendo anualmente, com picos nos anos de eleição presidencial, como 2018 e 2022.

“Esse crescimento é um empreendimento político; muitos candidatos e políticos usam a perseguição a professores como capital financeiro e político”, afirmou Penna durante sua explanação. “E essa violência degrada o clima escolar. Mesmo quem não foi vítima direta de violência trabalha com medo, abandona a docência. Infelizmente, é algo que está enraizado nas comunidades educativas.”
A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da comissão e proponente da audiência, detalhou o Projeto de Lei (PL) 747/2025, de sua autoria. A proposta estabelece medidas protetivas e procedimentos específicos para casos de violência contra profissionais da educação e já está em tramitação na Casa.
A participação do Sintram/SJ em espaços como este reforça o compromisso da entidade em lutar pela integridade e por melhores condições de trabalho para todos os docentes, cobrando do poder público ações efetivas para garantir um ambiente escolar seguro e respeitoso.
Com informações da Alesc
Faça um comentário