
Nesta semana a diretoria do SINTRAM/SJ esteve participando de atividades muito importantes. Na terça-feira, dia 23/09, a presidenta Jumeri acompanhou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São José, que debateu a Educação de Jovens e Adultos – EJA, onde fez uma fala destacando a gravidade da redução dos polos de EJA no município, sendo que em 2014 eram 20 polos e hoje são apenas 5. No ano passado, inclusive, houve grande resistência da comunidade do Ceniro Martins contra o fechamento daquele polo e ainda assim a prefeitura manteve sua posição absurda.


Neste mesmo dia, a diretora Grazi participou da Reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e Audiência Pública sobre a Política de Assistência Social em Santa Catarina, realizada na ALESC, e fez uma importante fala alertando sobre o perigo da Reforma Administrativa, que destrói o serviço público, além das isenções bilionárias do Governo de Jorginho Melo, que impacta diretamente na arrecadação necessária para implementação da políticas públicas com qualidade. Destacou, ainda, a urgência da necessidade de realização e chamada de concurso público em todas as áreas, e neste caso, em especial, para a política de Assistência Social. Sinalizou que a prática recorrente de muitos municípios tem sido a terceirização e contratos temporários, o que fragiliza os vínculos e condições de trabalho, além da oferta de serviço à população.

Já na quarta-feira, dia 24/09, o diretor Lucas esteve presente na reunião do Fórum Municipal de Educação de São José, na qual foi apresentado o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação. Na ocasião, o diretor fez uma fala observando que muitas das metas e estratégias do PME, que entrou em vigência em 2015, ficaram distantes de serem atingidas, especialmente com relação à Educação Infantil e EJA. Também alertou sobre o retrocesso envolvendo a Gestão Democrática nas unidades, visto que no PME era previsto o fortalecimento da participação da comunidade escolar nas eleições para diretores e diretoras, o que além de não ter acontecido desde 2019, segue sendo negligenciado pela gestão Orvino.

Assim seguimos, ocupando espaços importantes para debate e fortalecimento das políticas públicas em nosso município.
Faça um comentário